Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Hemocentro prepara programação especial para o Dia Mundial do Doador de Sangue

Publicada em 07/06/2022

  • Hemocentro prepara programação especial para o Dia Mundial do Doador de Sangue

Para marcar o “Junho Vermelho”, mês destinado à campanha de doação de sangue e em homenagem aos doadores, o Hemocentro de Cruz Alta, por meio de uma parceria com o Rotaract Club, abrirá no dia 25 de junho (sábado) para receber doadores.

A escolha do mês está relacionada a chegada do inverno em grande parte do país, período em que os estoques dos hemocentros costumam ficar mais baixos, além de comemorar também o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho. 

Conforme a coordenadora, Angélica Trentini, em média o Hemocentro vem registrando o movimento diário de 12 doadores por dia. E ainda destaca que, o ato de doar é totalmente seguro, e todos os protocolos de segurança contra Covid-19 são seguidos rigorosamente. Para tornar o atendimento mais ágil e eficiente, o voluntário pode ligar no telefone 3326 3168 para o agendamento da coleta de sangue ou para o cadastro como doador de medula óssea. “A doação e o processamento do sangue são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, como vítimas de acidentes ou pessoas em outras situações clínicas”.

Para doar sangue é preciso apresentar um documento oficial com foto, ter mais de 50 quilos, estar em bom estado de saúde e ter uma alimentação saudável. Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de três meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta, é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

DOAÇÃO DE SANGUE E COVID-19

Quem teve Covid-19 deve aguardar 10 após o término dos sintomas para fazer a doação. Já aqueles que tiveram gripe, precisam esperar 15 dias. Com relação às vacinas, o tempo de impedimento é mais curto: a vacina contra gripe e a Coronavac impedem a doação de sangue por dois dias após a dose. Já as vacinas Pfizer, Astrazeneca e Janssen impedem por sete dias após cada dose. “No caso dos pacientes assintomáticos para a Covid-19, é necessário aguardar dez dias após o teste positivo para a doença”.

O Hemocentro Regional de Cruz Alta está localizado na Rua Barão do Rio Branco, número 1445. O horário de funcionamento, para doação, é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h. “A manutenção do estoque em nível regular é imprescindível nesse período, com a chegada do frio, os doadores se resguardam, muitos apresentam sintomas gripais, no entanto as demandas hospitalares continuam intensas e o estoque auxilia no atendimento dos pacientes internados”.


Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações

Criação de Lojas Virtuais
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface