Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Campanhas de vacinação contra a Influenza e Sarampo entram na reta final

Publicada em 02/06/2022

  • Campanhas de vacinação contra a Influenza e Sarampo entram na reta final

As campanhas de vacinação contra a Influenza e o Sarampo para o público-alvo que iniciaram em abril, estão previstas para terminarem nesta sexta-feira (3). Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Dotto, em Cruz Alta, foram aplicadas até o momento 11.726 doses da vacina contra a gripe e 1.552 doses contra o sarampo.

A vacina contra a Influenza contempla gestantes, puérperas, adultos acima de 55 anos, bem como trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, idosos e trabalhadores da saúde. Estes grupos podem se vacinar, durante a semana, em todas as ESFs, SAE, e Centro de Saúde da Mulher e da Criança-CSMC, das 8h30min às 11h30min e das 13h30 às 17h.

Crianças de 6 meses a 9 anos (9 anos, 11 meses e 29 dias), devem se dirigir das 8h30min às 11h30min e das 13h30 às 17h, ao Centro de Saúde da Mulher e da Criança- CSMC, ESFs Centro, Alvorada, Vila Nova, Toribio Verissimo e Primavera.

Para se vacinar é importante levar um documento de identidade e a carteira de vacinação.

Vanessa explica que, mesmo quem já tomou a vacina da gripe em anos anteriores deve receber nova dose em 2022, se estiver entre os grupos prioritários elencados. Seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunizante contra influenza é atualizado anualmente para proteger contra as cepas que mais circularam no Hemisfério Sul nos meses anteriores.

SARAMPO

Os públicos-alvo são as crianças de 06 meses a menores de 5 anos e os trabalhadores da saúde.

Em relação as crianças, nos mesmos locais que são ofertadas doses contra a Gripe, estão disponíveis doses contra o sarampo. A vacinação contra a influenza e contra o sarampo (vacina tríplice viral) pode ocorrer no mesmo momento.

Já os profissionais da saúde que desejarem fazer a vacina contra o Sarampo, deverão buscar o CSMC, ESF Centro, ESF Vila Nova, ESF Jardim Primavera, ESF Toribio Verssimo e ESF Alvorada.

A tríplice viral é uma vacina atenuada, que contém vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola e da caxumba. É uma vacina aplicada como rotina na infância, em duas doses: a primeira, tomada com um ano de idade e a segunda, com 15 meses. As duas na forma da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. A vacina controla os surtos da doença, reduz as internações, complicações e óbitos.

Com informações da Prefeitura de Cruz Alta

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface