Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Assistentes Sociais da SMDS ministram capacitação em Panambi

Publicada em 30/05/2022

  • Assistentes Sociais da SMDS ministram capacitação em Panambi

Mais de 200 pessoas entre professores, diretores de escolas, profissionais da saúde e técnicos da assistência social, participaram da capacitação sobre “Escuta Especializada” ministrada pelas assistentes sociais, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Cruz Alta, Francéli Erthal e Elisabete Martins no município de Panambi. O evento ocorreu na última semana, dia 26.

Conforme Francéli, os profissionais que trabalham com menores precisam estarem atentos aos sinais de violência, que a criança/adolescente pode estar passando. “Profissionais de diferentes áreas que lidam com crianças e adolescentes em seu cotidiano, devem estar preparados para reconhecer os sinais de maus tratos e também fazer o acolhimento através de uma escuta protegida, saber ouvir e encaminhar, apurando na proteção”.

Sobre a escuta especializada

A Escuta Especializada é um procedimento realizado pelas (os) profissionais que atuam na rede de proteção do município, com o objetivo de acolher a vítima ou testemunha de violência, permitindo o relato livre para que a proteção e o cuidado à criança ou adolescente sejam devidamente prestados. Caracteriza-se por ser uma relação de cuidado, acolhedora e não invasiva, para a qual se requer a disposição de escutar, respeitando-se o tempo de elaboração da situação traumática, as peculiaridades do momento do desenvolvimento e, inclusive o silêncio, sobretudo visando à não revitimização e/ou violência institucional.


Com informações da Prefeitura de Cruz Alta

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface