Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Inaugurada escola cívico-militar em Cruz Alta

Publicada em 27/05/2022

  • Inaugurada a escola cívico-militar em Cruz Alta

Na tarde de quinta-feira, 26, foi inaugurada a Escola Municipal Cívico-militar de Ensino Fundamental Professor Frederico Baiocchi, no bairro Brum I, o programa foi viabilizado pelo executivo municipal, através da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com o Secretário de Educação, Moacir Marchesan Junior, a escola vai atender em torno de 350 crianças.

Na oportunidade, a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, salientou que a escola cívico-militar é um grande exemplo de apoio ao corpo docente, direção e famílias, reforçando princípios importantes como o respeito e o civismo, por meio de monitores que auxiliam na garantia dos direitos, deveres e da responsabilidade para que tenhamos cidadãos comprometidos com o futuro melhor do nosso município.

Conforme a Diretora da Escola, Tânia Maria Martins, fazer parte de um projeto que visa contribuir com os valores, respeito, organização, civismo, patriotismo, é maravilhoso. “Com certeza, os benefícios serão visíveis em nossos alunos e comunidade. Agradecemos a iniciativa do Tenente Coronel, Luciano Zucco, bem como à Administração Municipal por ter aderido a este projeto e pelo excelente trabalho que vem realizando em nosso município e escola”, comentou a Diretora.

No município, para fazer parte do efetivo na atividade de monitor cívico militar, foram designados os militares estaduais da reserva, o 2º Sargento Cleonir Goreti Santos Sanvido e o 2º Sargento José Antonio Soares de Medeiros. Os monitores cívico-militares atuarão no apoio à gestão escolar dentro dos princípios do programa: civismo, respeito, dedicação, entre outros.  Enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

O modelo tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do exército, das polícias e dos corpos de bombeiros militares.      

SOBRE O PROGRAMA

O programa nacional das escolas cívico-militares é uma iniciativa do ministério da educação, em parceria com o ministério da defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

No RS o Tenente Coronel Luciano Lorenzini Zucco, foi autor do projeto que resultou na lei nº 15401/2019, que possibilitou o governo gaúcho a contratar militares estaduais da reserva, através do programa mais efetivo, instituído pela lei 15.108/2018, para exercerem a função de monitor cívico-militar.

A lei das escolas cívico-militares no Estado busca o resgate do ensino, dialoga com os princípios que combatem a violência, as drogas, o vandalismo e tudo que desvirtua o comportamento de jovens que serão futuros cidadãos e que irão administrar o nosso país.

O RS conta com 23 escolas do programa federal e com 50 escolas cívico-militares do programa estadual, que beneficiam mais de 20 mil crianças e adolescentes gaúchos.

DIA DA EDUCAÇÃO

Mais cedo no mesmo dia, aconteceu a entrega de 310 chromebooks para os professores da Educação Infantil e ensino fundamental do município.

“É um projeto de informatização dentro da educação da administração municipal, que contempla também um software de gestão que já foi adquirido e está sendo trabalhado nisso; foram comprados chromebooks, tablets, datashow, computadores,quadros brancos que estão sendo instalados. Os equipamentos trabalharão em conjunto, datashow, Chromebook , quadro branco,internet, isso elevará o ensino municipal à um nível universitário em termos de tecnologia. Também uma empresa especializada venceu a licitação e está trabalhando na rede lógica das escolas, verificando o posicionamento para a instalação dos datashows e para a internet funcionar de forma plena para o uso em sala de aula”, conclui o secretário de educação Moacir Marchesan Junior.


Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • Inaugurada a escola cívico-militar em Cruz Alta
  • Inaugurada a escola cívico-militar em Cruz Alta
  • Inaugurada a escola cívico-militar em Cruz Alta
prumo condominios
Rádio Cruz Alta - Aplicativo
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface