Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Frente Parlamentar da Saúde é criada pela Câmara de Vereadores de Cruz Alta

Publicada em 20/05/2022

  • Frente Parlamentar da Saúde é criada pela Câmara de Vereadores de Cruz Alta

Foi criada neste mês de maio, a Frente Parlamentar da Saúde pela Câmara de Vereadores de Cruz Alta, com o objetivo de tratar sobre as questões da saúde do município, junto com a população usuária, os gestores e os prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), além de entidades representativas do setor. A Frente Parlamentar também servirá para fortalecer os objetivos e princípios em prol de uma saúde de qualidade e resolutiva, desde a atenção básica, passando pela urgência e emergência, consultas especializadas, exames diagnósticos e serviços hospitalares.

Foi definida, por votação entre os vereadores, que a Frente Parlamentar da Saúde será dirigida pelos Vereadores Marcos Luza (PDT), escolhido como Presidente, e Dr. Paulo Viecili (MDB), escolhido como Secretário.

O Vereador Marcos Luza foi Coordenador Regional de Saúde da 9ª CRS nos anos de 2011 a 2014, quando esteve à frente da saúde regional e trabalhou intensamente na construção e implementação de importantes políticas no setor, como a regionalização da saúde, que proporcionou a criação e organização de uma rede regional de atenção à saúde primária, secundária e terciária através do Decreto nº. 7.508/2011, conferindo segurança jurídica e transparência das ferramentas e recursos disponíveis para o Sistema Único de Saúde. “Trata-se de um mecanismo de mobilização e articulação para que, através de um trabalho conjunto, possamos unir forças em torno de ações que possam garantir uma saúde de qualidade para a população cruz-altense.”

De acordo com o Vereador Dr. Paulo Viecili: "A frente parlamentar vem com o objetivo de trazer em debate as demandas dos cruz-altenses no âmbito da atenção à saúde, em todos os seus níveis." O vereador destaca ainda que tem trabalhado intensamente na criação de soluções que contemplam a melhoria e aperfeiçoamento dos serviços prestados à população, entre as ações de seu mandato destacam-se os Projetos de Lei: Essencialidade do Exercício Físico (PL 6450/2021), Farmácia Viva (PL 6624/2021), Programa de Capacitação em Verificação de Pressão Arterial para Agentes Comunitários de Saúde (PL 6615/2021), Programa de Planejamento Familiar (PL 6595/2021) e o Parto Seguro (PL 6764/2022).

Com essas premissas, a Frente Parlamentar da Saúde trabalhará para buscar alternativas de encaminhamento para uma maior agilidade e resolutividade das demandas da saúde junto ao Poder Executivo, serviços e prestadores hospitalares.


Com informações Câmara de Vereadores

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações 

Eduardo Amaro Pilau
UNINTER
NETFACE

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface