Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz Alta terá programação no Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil

Publicada em 17/05/2022

  • Cruz Alta terá programação no Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil

O Maio Laranja é o mês para conscientizar a população sobre o abuso sexual na infância e na adolescência. Com o objetivo de mostrar para a população a importância de debater o assunto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social-SMDS, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS Hebert de Souza, realizará uma programação especial, nesta quarta-feira, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e adolescentes.

As atividades iniciam ás 8h30min, no Instituto de Educação Professor Annes Dias, com uma roda de conversa com as equipes técnicas da rede de proteção da criança e do adolescente, seguida de um momento cultural, com apresentação do Grupo Teatral Máschara.  O objetivo é abordar, discutir e aprimorar o fluxo de atendimento intersetoral do município, evitar a revitimização de crianças e adolescentes com base na Lei 13.431/2017, pactuar com a rede de proteção à efetivação do preenchimento da ficha de notificação compulsória em caso de confirmação de violência contra crianças e adolescentes.

No período da tarde, será feito um Seminário sobre a Escuta Especializada na Rede de Proteção no município de Cruz Alta. O encontro pretende relatar a experiência da implementação da Escuta Especializada no município, sensibilizar a rede de proteção, evitando a revitimização de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

 

SOBRE A CAMPANHA

A Campanha 'Faça Bonito' nasceu alusiva ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como trabalhar a conscientização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

É importante conscientizar  a população de que ABUSO SEXUAL é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual e EXPLORAÇÃO SEXUAL é a utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie.

Em casos de suspeita as pessoas podem denunciar junto ao Disque Direitos Humanos pelo nº 100, ou também no Conselho Tutelar 3322-7890.


Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações 

Rádio Cruz Alta
CLARO
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface