Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Projeto de acuidade visual beneficia alunos da rede municipal de ensino

Publicada em 13/05/2022

  • Projeto de acuidade visual beneficia alunos da rede municipal de ensino

Com o objetivo de proporcionar uma avaliação prévia de acuidade visual, realizada por um médico oftalmologista, aos alunos da rede municipal de ensino, nas faixas etárias dos 6 aos 14 anos de idade, em maio, a Prefeitura de Cruz Alta, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, Câmara de Vereadores e da voluntária Oftalmologista Dra. Janice Bucco Brum, deu início ao projeto “Criança que enxerga melhor, aprende mais”. As primeiras ações foram efetuadas no projeto Basketito (Clube Cruzaltense) e na Escola Alvaro F. Leite. O calendário de visitas é organizado pela Secretaria de Educação, juntamente com as escolas da rede.

Segundo Fernando Danni Trentini, Coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação, o referido teste se faz necessário nesta faixa etária, uma vez que as crianças que estão em idade escolar e frequentando as escolas da rede municipal, encontram-se em fase de alfabetização e de fixação dos conteúdos básicos das várias disciplinas no ambiente escolar.

Fernando explica que os testes são feitos em um espaço fornecido pela escola de forma individual, e posteriormente a Médica emite a lista e os encaminhamentos para Estratégia de Saúde da Família, com classificação de prioridade, para que a Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço de Regulação efetue a organização das autorizações de consulta com serviço especializado.

“Conforme prioridade classificatória, a SMS entrará em contato com os familiares para liberação da consulta. Caso o familiar opte por atendimento na rede privada, a escola deverá comunicar a ESF correspondente, para que a referência seja cancelada no sistema SUS. Ou seja, com este projeto, desejamos prestar o auxílio e tratamento necessário”, diz ele.

No cenário de buscas por novas aprendizagens, muitos alunos aprendem pelo estímulo visual, ou seja, precisam entender o que está sendo explicado pelos professores nos quadros ou lousas localizados nas salas de aula, para que os mesmos consigam assimilar e transformar esse estímulo em aprendizagem e conhecimento, principalmente com crianças em fase de alfabetização, processo este que se for prejudicado por uma “má visão” ou dificuldade de enxergar, poderá implicar, consequentemente, em uma grande lacuna no processo de ensino e aprendizagem destas crianças e em muitos casos, inclusive, provocando até mesmo dificuldades de relacionamento com os demais colegas, uma vez que as mesmas se isolam do restante da turma com vergonha do seu problema.

“Pensando nisso, é que as secretarias envolvidas no projeto, em parceria com a Dra. Janice em um trabalho voluntário, visualizaram a necessidade de realizar os respectivos testes de acuidade visual em crianças da rede municipal de Cruz Alta nas suas escolas, para que, se possível, possam ser identificadas em um primeiro momento algumas dificuldades de visão”, diz ele.


Com informações da Prefeitura de Cruz Alta

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações 

CLARO
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface