Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Usuários são estimulados a utilizarem aplicativo Conecte SUS

Publicada em 05/05/2022

  • Usuários são estimulados a utilizarem aplicativo Conecte SUS

As Estratégias de Saúde da Família de Cruz Alta vêm incentivando e orientando usuários sobre a importância do aplicativo Conecte SUS que, registra toda a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde, permitindo a consulta de medicamentos e exames feitos, e o agendamento de consultas na rede pública de saúde. Ele também dá acesso à Carteira Nacional Digital de Vacinação. Além disso, facilita o monitoramento da vacinação contra a Covid-19.

Para se cadastrar, Nilo Neto, Servidor do SUS, explica que basta usar o número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde. O primeiro passo é o download de forma gratuita do aplicativo. O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet por meio do site conectesus-paciente.saude.gov.br. Pelo Portal gov.br, o usuário também consegue acessar a ferramenta.

“Na prática, o aplicativo veio para informatizar o prontuário do paciente e agilizar o atendimento na saúde pública. Com ele, é possível, por exemplo ter sempre em mãos, a carteira nacional de vacinação digital, acesso de resultado do exame da Covid-19, e informações sobre as unidades de saúde mais próximas”.

O acesso à saúde é um direito de cada cidadão brasileiro. Através do SUS é possível ter o atendimento gratuito em várias unidades de saúde e postos de atendimentos, podendo realizar consultas, exames e procedimentos médicos gratuitos. Até mesmo as pessoas que possuem plano de saúde particular pode receber o atendimento no SUS, além dos estrangeiros que residem no país. Para receber esse atendimento, o cidadão precisa ter um cartão do SUS. Mas, Nilo ressalta que se alguma informação que consta no cadastro do SUS estiver desatualizada, o paciente deve buscar atualizar as informações na EFS mais próxima, com comprovante de endereço, documento com foto (ou certidão de nascimento) e CPF em mãos.  “É necessário manter os dados de cadastro devidamente atualizados. Caso haja mudanças nos dados cadastrais, a atualização do cartão do SUS é necessária”.

No documento, deve constar informações pessoais do paciente. É um cartão importante pois permite que a rede pública de saúde consiga criar um histórico do paciente constando exames, procedimentos, vacinas e demais informações pertinentes em relação ao seu estado de saúde. “O Cartão serve para que o paciente apresente sempre que for necessário utilizar qualquer serviço de atendimento, seja de urgência, emergência, exames, rotina e tratamentos”.

Para solicitar o cartão SUS é possível comparecer a qualquer ESF. Nesses locais, será feito um cadastro e a carteirinha será impressa na hora e entregue ao paciente. Para ter a carteirinha, é necessário levar os seguintes documentos: Documento de identificação com foto (RG, CNH); Certidão de nascimento; Certidão de casamento; CPF e comprovante de residência recente.

SEGUNDA VIA DO CARTÃO

Ao perder ou em caso de danos no cartão SUS, o paciente pode solicitar uma 2ª via na ESF de sua respectiva região de residência. É necessário levar algum documento pessoal de identificação, como RG, e também o CPF, bem como o comprovante de endereço.

Com Informações da Prefeitura de Cruz Alta

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

CLARO
prumo condominios
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface