Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Professora e Bailarina Aline Bucco Bilibio lança livro no dia mundial da dança

Publicada em 30/04/2022

  • Professora e Bailarina Aline Bucco Bilibio lança livro do dia mundial da dança

No Dia Mundial da Dança, comemorado em 29 de abril, sexta-feira, foi feito o lançamento da obra literária “Nos passos da história, o protagonismo da Dança no cenário cultural de Cruz Alta”, da Professora e Bailarina, Aline Bucco Bilibio.

O lançamento da obra literária foi na casa de cultura Justino Martins, na noite da sexta, com presença de bom público, amigos e familiares, integrantes da Academia Cruz-altense de Letras e convidados.

A programação fez parte de uma das atividades da semana da dança, que começou na última segunda-feira (25) e tem seu término neste domingo com um grande evento no Clube Arranca.

ACADEMIA CRUZ-ALTENSE DE LETRAS PUBLICOU NOTA NAS REDES SOCIAIS

Confira:

Sempre é motivo de orgulho e prazer ver os integrantes da Academia Cruz-altense de Letras fazerem o lançamento de uma nova obra, ganhando aquilo que todo escritor espera do seu público leitor: surpresa, satisfação e reconhecimento. Gostaríamos de parabenizar a professora, coreógrafa e bailarina Aline Bucco Bilibio pelo lançamento do belo resgate da arte da dança em nossa cidade intitulado: "Nos passos da História, o Protagonismo da Dança no Cenário Cultural de Cruz Alta".

O título da obra é autoexplicativo de seu conteúdo. Em suas 80 está um trabalho dedicado de pesquisa, em textos e fotos, contando de forma cronológica a inserção da dança como expressão artística nessa linha de tempo de 200 anos de história de nosso Município. A autora fez uma viagem nos tempos imemoriais nos trazendo relatos curiosos onde a dança é parte de uma vida cosmopolita como manifestação folclórica e, depois, clássica, com maior ênfase a partir do século XX.

O protagonismo de quem fez da dança sua paixão e profissão, ganhou o maior espaço de conteúdo trazido pelo livro. A autora revela que a obra é "composta em sua grande maioria por imagens e relatos autobiográficos, descritos pela memória individual de cada protagonista". Mesmo com todo esse esforço, alguns dos protagonistas acabaram não remetendo o material solicitado nas datas combinadas e ficaram fora deste trabalho.

A escola de ballet que provavelmente tenha sido a primeira fundada em Cruz Alta, foi no ano de 1925 pela professora Luiz Christina Di Primio Wiederspahn, cujo apelido era "Dina". A partir deste marco, a arte do ballet se pelo seu encantamento e várias gerações se sucedem com mais outros 25 protagonistas com seus mais diferentes projetos. "Todos deixaram sua marca na história de Cruz Alta a passos largos ou a passos lentos, aos saltos, aos pliés, aos fouettés da vida. Alguns ganharam o mundo, outros fixeram de Cruz Alta o seu mundo" - afirma a autora Aline Bucco Bilibio, na sua introdução.

 

 

 

Com Informações da Academia Cruz-altense de Letras

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

 

 

Confira outras imagens

  • Professora e Bailarina Aline Bucco Bilibio lança livro do dia mundial da dança
  • Professora e Bailarina Aline Bucco Bilibio lança livro do dia mundial da dança
  • Professora e Bailarina Aline Bucco Bilibio lança livro do dia mundial da dança
  • Professora e Bailarina Aline Bucco Bilibio lança livro do dia mundial da dança
CLARO
UNINTER
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface