Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Hemocentro faz alerta sobre doação de sangue

Publicada em 29/04/2022

  • Hemocentro faz alerta sobre doação de sangue

Com a chegada das estações de outono e inverno, os hemocentros enfrentam um grave problema com a queda nas doações, que nas épocas mais frias do ano são reduzidas em até 50%. E isso, consequentemente, gera a redução nos estoques de bolsas de sangue. Conforme Angélica Trentini, Coordenadora do Hemocentro, as manhãs mais frias, comuns neste período, acabam desestimulando os doadores. “Além disso, muitos candidatos apresentam maior incidência de doenças infecciosas, como gripes e rinites, que também impedem a doação temporariamente”.

Angélica lembra que todos os tipos sanguíneos são importantes, porém os RH negativos estão em menor número. "Apesar dos estoques estarem em um nível relativamente bom, é necessário que os doadores continuem fazendo a manutenção da reserva para o fornecimento de sangue aos hospitais da nossa região".

Após tomar a dose da vacina contra a Influenza, é necessário aguardar dois dias para fazer a doação de sangue. Já quem recebeu a dose da vacina contra a covid-19 deve esperar sete dias. Por conta disto, Angélica destaca que o cidadão que tiver disponibilidade, deve doar, preferencialmente, antes de receber estes imunizantes.  Quem teve Covid-19, ou pessoas que apresentaram quaisquer sintomas respiratórios, devem esperar dez dias após a recuperação para doar.

Para evitar a aglomeração de pessoas e realizar todas as medidas preventivas conforme a Organização Mundial de Saúde, o Hemocentro vem trabalhando, com o agendamento das doações que, podem ser feitas através do fone 3326 3168. O atendimento está ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30 min. “Como a necessidade de transfusões não diminui nessa época do ano, é importante que a população se conscientize e mantenha a regularidade nas doações".

QUEM PODE DOAR SANGUE

Pessoas com mais de 16 anos (até os 18 com autorização do responsável) e até 69 anos que pesam no mínimo 50 quilos e em bom estado de saúde são potenciais doadores. A recomendação é para que o doador esteja descansado, não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não esteja de jejum. Homens podem fazer quatro doações anuais e mulheres, três. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para o sexo masculino e de três para o feminino.

Segundo o Ministério, a doação é segura e todo o sangue coletado é testado para HIV, Hepatite C e B, respeitando a “janela imunológica” dessas doenças – aquele tempo em que o vírus já está presente no doador, mas ainda não é possível sua detecção. Por isso, o processo que antecede a doação é composto por entrevista em que é avaliado o estado de saúde do paciente.

Caso seja um possível doador, basta agendar e depois, é só comparecer no dia e hora marcada, e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho). O Hemocentro fica localizado na Rua Barão do Rio Branco, número 1445.


Com Informações da Prefeitura de Cruz Alta

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


NETFACE
prumo condominios
UNINTER

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface