Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cooperativa Única e Prefeitura de C. Alta assinam contrato da coleta seletiva

Publicada em 27/04/2022

  •  Cooperativa Única e Prefeitura de C. Alta assinam contrato da coleta seletiva

 A Cooperativa Única, união das quatro associações de catadores do município, responsável pela coleta seletiva de Cruz Alta, assinou na tarde desta quarta-feira,27, o contrato com a Prefeitura para a prestação do serviço da coleta seletiva. O valor repassado para a gestão do trabalho corresponde a 68 mil reais mensais, incluindo a coleta seletiva dos contêiners (centro) e dos bairros.  A Cooperativa, atualmente com 45 associados, era uma reivindicação antiga dos catadores que, sempre buscaram a sua autonomia e independência.

Neste sentido, a atual Administração avançou em diversas frentes, com a expansão da coleta seletiva para ampliação de 100 (cem) contêiners. A coleta, realizada por meio da Cooperativa, possibilitará mais material para que suas Associações gerem renda, e a autonomia dos catadores dos quais passarão a ser cooperados, e assim terão, inclusive, seus direitos trabalhistas assegurados.

A Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto salienta que por meio deste projeto, é possível tornar melhor a vida destas pessoas que trabalharão através da Cooperativa. “É um marco importante para o crescimento dessas famílias e este é o conceito de administração que queremos”. Dra. Paula comenta que esta decisão de se unir aos catadores e a Universidade de Cruz Alta, para a construção de uma solução mais rentável para estas famílias, foi tomada ainda no início do governo, há um ano e cinco meses atrás.

“Desejamos gerar a autonomia destas pessoas e a assinatura deste contrato é um passo extremamente grandioso na história dessas famílias que vinham há doze anos sonhando com esse dia. Estar como prefeita neste momento, e falar de geração de renda e meio ambiente, me deixa muito feliz, pois representa melhoria para a nossa cidade. Continuaremos a caminhar de mãos dadas porque nós precisamos e iremos ajudar ao máximo para que esta cooperativa funcione e tenha mais rentabilidade. Tenho certeza de que isto irá melhorar a vida da nossa população, melhorando, inclusive, nossos indicadores de qualidade de vida. Estou imensamente feliz com este projeto que está em funcionamento e vai fazer a diferença em nossa comunidade”, diz a Prefeita.

Para o Coordenador de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Gutierrez, durante um ano e cinco meses foi feito um intenso trabalho para a construção da Cooperativa. “A Prefeita Dra. Paula nos deu a incumbência para coordenar este projeto. Finalizamos ele, agora, com a assinatura do contrato, mas desejamos estar unidos com estas associações para dar todo o suporte necessário”.

Carlos salienta que a manutenção dos caminhões, quanto o abastecimento com combustíveis, ficará a cargo da Prefeitura Municipal. Ainda, será feito o acompanhamento mensal para avaliar como está ocorrendo a coleta e quais são as eventuais dificuldades. “Teremos uma profissional da Assistência Social que fará um trabalho juntamente com eles. Estamos muito felizes com a assinatura deste contrato, e agrademos a nossa Prefeita por ela ter proporcionado a estas famílias alavancarem um pouco mais de sua sustentabilidade. É um trabalho social e ambiental importantíssimo”, finaliza Carlos.

Lidiane Jacques, Presidente das Associações de Catadores, na oportunidade, agradeceu o apoio da Prefeitura e da Universidade de Cruz Alta pela concretização deste projeto. “A cooperativa representa a vitória de todos nós. Faltam-me palavras para agradecer a todos que estiveram do nosso lado para a construção desta Cooperativa, pois sem eles, isso não seria possível. Em três dias de trabalho, acarretamos o equivalente a um mês. O movimento nacional dos catadores hoje é o que me representa e o que representa os catadores. Com certeza seremos referência regional para várias cidades”.

Os Secretários Municipais, Vereadores e Cooperados participaram da solenidade.

 

Com Informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

 

Confira outras imagens

  •  Cooperativa Única e Prefeitura de C. Alta assinam contrato da coleta seletiva
  •  Cooperativa Única e Prefeitura de C. Alta assinam contrato da coleta seletiva
  •  Cooperativa Única e Prefeitura de C. Alta assinam contrato da coleta seletiva
  •  Cooperativa Única e Prefeitura de C. Alta assinam contrato da coleta seletiva
CLARO
prumo condominios
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface