Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz Alta inicia a vacinação de crianças contra gripe e sarampo

Publicada em 25/04/2022

  • Cruz Alta inicia a vacinação de crianças contra gripe e sarampo

Seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde quanto a antecipação da vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a influenza (gripe) e contra o sarampo, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, estendeu a campanha para estes grupos. A estratégia para eles, iria começar somente em 3 de maio, mas o início foi antecipado devido à crescente demanda em atendimentos de urgência pediátrica na rede de saúde por quadros clínicos respiratórios.

De acordo com a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joice Miron Grenzel, pais ou responsáveis, poderão levar as crianças para vacinação no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, ESF Centro, ESF Vila Nova, ESF Jardim Primavera e ESF Alvorada. A aplicação é realizada das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Para se vacinar é importante apresentar documento de identidade e a carteira de vacinação.

Joice salienta que a vacinação segue aberta para os grupos dos idosos e trabalhadores da saúde, que começaram em 4 de abril.  Em relação a vacina contra a influenza, para estes grupos, ela está disponível nos pontos de vacinação contra a Covid-19, em todas as ESFs, Centro de Saúde da Mulher e da Criança- CSMC, e no Serviço de Atendimento Especializado-SAE. Para os profissionais da saúde que desejarem fazer a vacina contra o sarampo, basta procurar o CSMC, ESF Centro, ESF Vila Nova, ESF Jardim Primavera, ESF Alvorada.

DIA D DE VACINAÇÃO

Está marcado para este sábado, 30, o Dia D de vacinação contra a gripe (Influenza) e contra o sarampo. Os grupos prioritários para cada vacina, poderão procurar, das 9h às 16h, as salas de vacinação das seguintes ESFs: Toribio Verissimo, Alvorada, Santa Rita, Brum, Primavera, Vila Nova, Benjamin Nott, Centro e CSMC. As demais ESFs que não possuem sala de vacinação, estarão abertas para a vacinação da população adulta (idosos e profissionais da saúde).

Em 3 de maio iniciam os demais grupos prioritários, como gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, entre outros.

Esquema de doses

Caso a criança esteja fazendo este ano pela primeira vez a vacinação contra a influenza, ela deverá fazer duas doses, com 30 dias de intervalo entre elas. Se ela já fez a vacina da gripe em algum outro ano o esquema é de dose única, assim como é para as demais idades. A vacinação contra a influenza e contra o sarampo (vacina tríplice viral) pode ocorrer no mesmo momento.

Vacina gripe trivalente

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Sarampo

A vacinação do sarampo já faz parte das doses de rotina, ou seja, que ficam disponíveis nos postos durante todo o ano, mesmo fora de épocas de campanha, que tem por objetivo aumentar a cobertura vacinal na população e, assim, evitar surtos.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. A vacina controla os surtos da doença, reduz as internações, complicações e óbitos.

A tríplice viral é uma vacina atenuada, que contém vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola e da caxumba. É uma vacina aplicada como rotina na infância, em duas doses: a primeira, tomada com um ano de idade e a segunda, com 15 meses. As duas na forma da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

“Mesmo estando com o seu esquema vacinal completo contra o sarampo, as crianças menores de 5 anos, devem receber uma dose durante a campanha”, comenta Joice.


Com Informações da Prefeitura de Cruz Alta

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface