Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

CCI desenvolve programas e atividades para população a partir de 18 anos

Publicada em 20/04/2022

  • CCI desenvolve programas e atividades para população a partir de 18 anos

Focado no cuidado especial com os idosos, o Centro de Convivência do Idoso, é um local que também contempla a população em geral de Cruz Alta. Ligado a Secretaria de Desenvolvimento Social, o CCI promove atividades do desenvolvimento motor, oficina da memória, ginástica local, pilates específico para 3° idade, dança terapia, oficina de artes, canto, viagens de turismo, e, por fim, no verão, aulas de hidroginástica e caminhada orientada.

De acordo com a Coordenadora do Centro, Sinara Tomachinski Faccin, além destas atividades, o CCI trabalha com diferentes programas como o “Mães de Anjo”, desenvolvendo práticas integrativas e complementares da saúde, cujo foco são pessoas afetadas com alguma perda ou danos emocionais. No projeto, são efetuados trabalhos individuais e em grupo, envolvendo passes energéticos; reike; terapias holísticas; terapia espiritual; pilates; meditação; coaching e constelação familiar.

Por meio de uma parceria com a Universidade de Cruz Alta e Universidade Aberta da Terceira Idade-UNATI, todas as sextas-feiras, são ofertadas aulas de inclusão digital para cerca de trinta idosos atendidos pelo CCI, e também dos Centros de Referência da Assistência Social- CRAS. O projeto tem por objetivo promover o acesso às potencialidades da internet, proporcionando conhecimento e integração, bem como garantindo uma boa saúde mental aos participantes.

Outro programa é o Intersecretarias, que possibilita a prática de atividades físicas no CCI (vôlei, futebol, etc) e o “Contém Amor”, sendo este último criado com objetivo de incentivar práticas saudáveis, com brincadeiras orientadas, jogos de raciocínio e verificação de sinais vitais.

Uma das novidades do CCI para este ano, é o projeto voltado a idosos com Alzheimer e seus cuidadores que inicia em maio. Ele busca melhorar o convívio social, fortalecer os vínculos familiares e, principalmente, contribuir para um enfrentamento mais positivo e saudável da situação de adoecimento e perdas associadas à doença. Por meio de uma equipe especializada, formada por educadores físicos, enfermeiros, fisioterapeutas, professor de artes, nutricionista, psicólogos, assistente social, etc, todas as quartas-feiras, a partir das 14h, junto ao CCI, serão desenvolvidas oficinas interdisciplinares com foco psicossocial, possibilitando a promoção, prevenção e reabilitação física, cognitiva e socioafetiva aos idosos e com atenção à saúde de seus cuidadores. Os participantes, serão direcionados pelas Estratégias de Saúde da Família, onde será efetuado o cadastro.

Além de Sinara, outros profissionais que atuam no CCI, são: Educador Físico, Erecy Roberto Segala Martins e a Orientadora dos Idosos, Ana Arsand.

Inscrições podem ser efetuadas no CCI, localizado na Rua General Antônio Netto, nº 453, Vila Nova. Mais informações pelo telefone 3322-7349.


Com Informações da Prefeitura de Cruz Alta

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

CLARO
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface