Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército terá novo comandante

Publicada em 19/04/2022

  • Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército terá novo comandante

Nesta quarta-feira, 20, ocorre a passagem de comando da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3). O General de Brigada Moises da Paixão Junior transmitirá o cargo ao General de Brigada Carlos Marcelo Teixeira Costa.

A cerimônia inicia às 10:30h, no Salão de Honras do 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado com a inauguração do retrato do comandante sucedido na Galeria de Eternos Comandantes da AD/3. Em seguida, às 11:00h, o Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Sergio Luiz Tratz, presidirá a cerimônia de transmissão do cargo, diante de autoridades militares e civis, além da tropa formada por militares das Organizações Militares diretamente subordinadas à AD/3, que participarão do congraçamento.

A passagem de comando vai ser transmitido na página da AD/3 no Facebook.

 

O novo comandante

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército – “AD BRIGADEIRO GURJÃO”, sediada em Cruz Alta, o General de Brigada Carlos Marcelo Teixeira Costa exercia o cargo de Chefe da Comunicação Social, do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo. Ascendeu ao posto atual em 31 de março de 2022.

Nascido em 22 de outubro de 1971, na cidade do Rio De Janeiro. Incorporou às fileiras do Exército em 22 de fevereiro de 1988, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), sediada em Campinas/SP. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia em 28 de novembro de 1992, sendo classificado, no 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado (6º G A COS M), em Praia Grande/SP.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento e de Altos Estudos Militares (Comando e Estado-Maior), realizou o estágio de Escalador Militar/Básico do Combatente de Montanha, estágio de Preparação de Militares do Exército Brasileiro para Missões de Paz, estágio para Comandante de Organizações Militares Blindadas e Mecanizadas e o curso de Altos Estudos Militares (Comando e Estado-Maior Conjunto) no exterior.

Durante sua vida militar, serviu na Bia Cmdo 1ª Bda AAAe (Guarujá/SP), no 1º GAC AP (Rio De Janeiro/RS), no 32º GAC (Brasília/DF), na Escola de Instrução Especializada (Rio De Janeiro/RJ) e no Cmdo 6ª Bda Inf Bld (Santa Maria/RS).

Desempenhou as funções de instrutor no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (CPOR/RJ) e no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ).

Como major, comandou a Bateria de Comando e Serviços da Fortaleza de São João, no Rio De Janeiro/RJ, no biênio 2006/2007.

Como Oficial do Quadro de Estado-Maior da Ativa, desempenhou as funções de Oficial de Operações do Comando da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, em Niterói/RJ; foi Comandante do Curso de Artilharia da AMAN, em Resende/RJ; e Oficial de Operações do Comando de Artilharia do Exército, ainda em Porto Alegre/RS. Como Coronel, foi comandante do 3º GAC AP – Regimento Mallet, em Santa Maria/RS, no biênio 2014/2015 e Adido do Exército e Aeronáutico junto à Representação Diplomática do Brasil na República Federal da Alemanha no período de 1º de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2020.

Dentre as condecorações nacionais e estrangeiras com que foi agraciado, destacam-se:

No Brasil: Ordem do Mérito Militar (Grau Comendador), Medalha Militar de Ouro, Medalha Corpo de Tropa de Bronze, Medalha do Pacificador, Medalha Marechal Osório – O Legendário, Medalha Marechal Trompowsky com Passador de Prata, Medalha Mérito Santos Dumont, e os Distintivos de Comando Prateado e Dourado. No Exterior: Medalha Esportiva da Noruega, Medalha Esportiva Alemã Bronze, Medalha de Proficiência no Serviço de Tropa da Alemanha e Medalha Corda de Tiro das Forças Armadas Alemã Ouro.


Com Informações da Comunicação Social da AD/3

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface