Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Primeiro caso da deltacron no RS foi confirmado em paciente de Cruz Alta

Publicada em 16/04/2022

  • Primeiro caso da deltacron no RS foi confirmado em paciente de Cruz Alta

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul comunicou, neste sábado (16), a detecção de um caso de recombinação entre as variantes Delta e Ômicron do SARS-CoV-2 (Coronavirus). Trata-se do primeiro caso identificado de recombinação entre duas Variantes de Preocupação (VOC) distintas no Estado. A amostra, de uma paciente de Cruz Alta, com data de coleta em 11 de fevereiro, foi sequenciada no Centro Estadual de Vigilância em Saúde, que faz parte da Rede Nacional de Sequenciamento Genético para Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Após a análise no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e identificação do caso de recombinação, a amostra foi encaminhada para o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde foi sequenciada outra vez e apresentou resultado concordante.

A investigação epidemiológica e rastreamento de contatos conduzidos pela Vigilância Estadual e Municipal não identificaram possíveis contatos da paciente, e também não foi identificado histórico de viagem. As amostras de Cruz Alta disponíveis no Laboratório Central (Lacen) foram sequenciadas no CEVS e o resultado não demonstrou a presença de outros casos da linhagem.

A diretora do CEVS, Cynthia Molina Bastos, destaca que equipes técnicas intensificaram os trabalhos para avaliar se trata-se de um caso isolado ou se há uma cadeia de transmissão dessa variante na região. "Seguimos monitorando pois não é possível afirmar se esta combinação é mais transmissível ou os efeitos causados, mas é importante reforçar a importância de hábitos de higienização das mãos e, em caso de sintomas, utilizar máscaras", alerta.

O surgimento de recombinantes pode acontecer quando diferentes variantes do vírus SARS-CoV-2 infectam um mesmo indivíduo simultaneamente, permitindo que essas variantes interajam durante a replicação, misturando assim o seu material genético e formando novas combinações.


Com informações da Secretaria Estadual de Saúde
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações

Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface