Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Comunidade se une em prol do não fechamento da Escola José Carlomagno

Publicada em 09/11/2019

  • Comunidade se une em prol do não fechamento da Escola José Carlomagni

Moradores da Vila Lizabel, em Cruz Alta, se reuniram na tarde desta sexta-feira (08) junto ao Salão de Reuniões do Centro Administrativo Municipal para solicitar uma interferência do Prefeito Vilson Roberto junto ao Governo do Estado em prol do não fechamento da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlomagno.

Atualmente a instituição de ensino conta com 60 alunos matriculados, e atende tanto a Vila Lizabel, quanto estudantes do Bairro São Jorge.

Segundo a Diretora da Escola, Ana Luiza Telles, a 9ª Coordenadoria Regional de Educação (9ªCRE), em meados de setembro, solicitou sua presença por duas vezes. Na primeira oportunidade o contato teve a finalidade de levar informações sobre a estrutura e o funcionamento da escola. Já na segunda vez, a Coordenadoria informou que levaria a conhecimento dos órgãos competentes todos os anseios da comunidade pela permanência da instituição naquela localidade. Passado esse período, a comunicação do encerramento das atividades da escola ocorreu por volta das 17h20min da sexta-feira (01/11), onde através de contato telefônico com a Direção da Escola, o Coordenador Adjunto da 9ª CRE, Pedro Sales, avisou que a instituição deve encerrar definitivamente seus trabalhos no final do ano letivo de 2019. 

A decisão da 9ª CRE causou uma imediata reação por parte da comunidade Vila Lizabel, onde nos dias seguintes procuraram ajuda junto às lideranças comunitárias, bem como dos próprios professores, e também dos Poderes Legislativo e Executivo.

Na reunião realizada nesta sexta-feira (08) no Centro Administrativo, o Prefeito Municipal Vilson Roberto destacou apoiar os membros da comunidade, bem como salientou que tentará buscar alternativas para que a instituição permaneça com o seu atendimento normal. “Tem a possibilidade, de talvez, o município fazer um diálogo com 9ª CRE para ocupar parte da estrutura da escola, para que possamos assim, encontrar uma alternativa, e consecutivamente uma solução”, destacou o gestor.

A alternativa mencionada pelo prefeito partiria de um diálogo com a finalidade de levar os alunos da Escola de Educação Infantil Ana Ribeiro para parte da estrutura da Escola Carlomagno. Desta forma aumentaria o número de alunos da instituição.

Como resultado da reunião, ficou definido que será elaborado um ofício explicando as reivindicações e alternativas para o não fechamento da instituição de ensino.

Um abaixo-assinado também está sendo realizado pela comunidade, como forma de reivindicação. Segundo uma das organizadoras desta ação, Loreni de Fátima Lima, o abaixo-assinado está disponível na própria escola, bem como com membros da comunidade que estarão neste sábado (09) na Praça da Matriz, e demais localidades da cidade para explicar e coletar as assinaturas.  

Fonte: Lucas Ribeiro – Estagiário de Jornalismo sob supervisão.

prumo condominios
POP ROCK 105.1
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface