Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Vacinação contra a gripe e sarampo começam segunda-feira

Publicada em 03/04/2022

  • Vacinação contra a gripe e sarampo começam segunda-feira

Começam na próxima segunda-feira (4 de abril) duas campanhas de vacinação: contra a gripe (Influenza) e contra o sarampo, que se estendem até 03 de junho. Na da gripe, na primeira etapa, até 30 de abril, o público-alvo serão os idosos e os trabalhadores da saúde.  A vacina, segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joice Miron Grenzel, será ofertada em todas as Estratégias de Saúde da Família, CSMC e SAE das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, de acordo com as etapas da campanha e nos pontos de vacinação contra a Covid-19, divulgados nos canais oficiais da Prefeitura, também serão ofertadas doses da vacina contra a influenza. O Dia “D” de vacinação, ocorrerá em 30 de abril. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários.

 “O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação”, comenta Joice.

Em 02 de maio, a campanha abre para demais grupos prioritários, sendo eles: Crianças de 6 meses a < 5 anos; gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso, trabalhadores Portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Diferentemente da vacinação contra a covid-19, que está disponível para todas as pessoas acima dos 5 anos de idade, a campanha contra a gripe possui foco naquelas pessoas que correm um maior risco de desenvolver casos graves e ir a óbito quando infectadas com o vírus Influenza, como os idosos, pessoas com comorbidades (doenças crônicas) e crianças menores de 5 anos, ou aquelas mais expostas (trabalhadores da saúde e professores, por exemplo).

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. As vacinas covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas na população a partir de 12 anos de idade. “Em crianças de 5 a 11 anos de idade, preferencialmente, deve ser administrada a vacina Covid-19 e agendada a vacina influenza, respeitando intervalo de 15 dias entre a vacina covid e influenza”.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

A campanha de vacinação contra o sarampo, será direcionada a trabalhadores da saúde, no período de 04 a 30 de abril. A partir desta data, ocasião em que será feito o Dia D de mobilização,  ela contemplará crianças de seis meses a menores de cinco anos que poderão se vacinar até 30 de junho.

Dentre os locais que estarão aplicando a vacina contra o sarampo, das das 8h às 12h e das 13h30 às 17h estão: Centro de Saúde da Mulher e da Criança, ESF Alvorada, ESF Vila Nova, ESF Jardim Primavera e ESF Centro.


Com Informações da Prefeitura Municipal de Cruz Alta 

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações



Station Lodge - Passo Fundo
NETFACE
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface