Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz Alta vacina crianças até os 10 anos de idade com meningocócica C

Publicada em 02/04/2022

  • Cruz Alta vacina crianças até os 10 anos de idade com meningocócica C

Considerando a baixa cobertura vacinal, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a busca ativa de crianças ainda não imunizadas contra a meningite. A vacina Meningocócica C (conjugada) para crianças de até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade está sendo disponibilizada gratuitamente até julho de 2022, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. As doses também estão sendo ofertadas na sala de vacinação itinerante, conforme cronograma divulgado nos canais oficiais da Prefeitura.

A Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joice Miron Grenzel, lembra que a vacina deve ser aplicada em duas doses em crianças aos três e cinco meses de vida. Uma terceira dose de reforço deve ser aplicada, preferencialmente, quando a criança completar um ano. Caso os pais tenham perdido o prazo para a aplicação da vacina nas idades indicadas, uma dose do imunizante deve ser aplicada antes da criança completar cinco anos de idade.

“Trata-se de uma doença grave, mas que pode ser evitada por meio de vacinas que estão disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde”

Por outro lado, a ampliação temporária da aplicação da vacina meningocócica C para crianças com até 10 anos, ainda não vacinadas, tem o objetivo de aumentar a proteção contra um dos tipos mais agressivos da doença e que pode causar morte rápida ou deixar graves sequelas.

A DOENÇA

A meningite é uma infecção que atinge as meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Embora todos os tipos de meningites demandem rigor no acompanhamento do quadro clínico, a meningite do tipo meningocócica apresenta maior gravidade.

“Todas deixam sequelas e levam à morte, porém a doença meningocócica tem evolução para óbito em até 24 horas, além de sequelas que vão de surdez até a amputação de membros”

Joice explica que a doença meningocócica é a infecção causada por uma bactéria (meningococo), podendo apresentar vários sorogrupos, sendo A, B, C, W, X e Y os mais importantes.

Apesar de a faixa etária em maior risco de adoecimento ser a das crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade. “Portanto, a única forma de controlar a doença meningocócica é manter elevadas coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes”, reforça.

Com Informações da Prefeitura Municipal de Cruz Alta 

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface