Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Confira principais temas da entrevista com a Prefeita Paula no Ponto Crítico

Publicada em 31/03/2022

  • Não admito dizer que não tem ficha em posto saúde diz Prefeita em entrevista

 A Prefeita Paula Rubin Facco Liberotto esteve na manhã desta quinta-feira, 31, no estúdio da Rádio Cruz Alta respondendo algumas questões dos ouvintes envolvendo o município.

Abaixo está os principais pontos debatidos, para conferir a entrevista completa clique aqui.

SAÚDE

Em um ano e três meses de governo, a prefeita Paula acredita que o maior desafio da administração ainda é a área da saúde


 “Tem algumas coisas que eu não admito mais que aconteçam, como é o caso de dizerem para a população que precisa de suporte que ‘não tem mais ficha em posto de saúde’, porque acolher as pessoas dentro dos postos de saúde não significa que ela vai ter a consulta médica naquele momento, mas ela tem que sair com alguma orientação, com agendamento, e se for caso de urgência a mesma tem que ser encaminhada para emergência, então a frase "não tem ficha” a prefeita não admite”.

“Acho um absurdo qualquer pessoa ter que esperar. Durante 2021, nenhuma cirurgia eletiva foi feita, em razão da pandemia, em dezembro voltamos a operar, mas conforme as condições que o hospital tem de vender o serviço. Já diminuímos as filas de algumas especialidades, não são todas, pois algumas precisam serem feitas fora do município.”

Segundo a prefeita, não existe mais filas para realizar os exames de tomografia e ressonância, e se algum paciente estiver esperando é porque tem algum problema com documentação, e podem procurar a secretaria de saúde.

A fila de exame de ultrassom diminuiu em 80% após a compra do aparelho de ultrassom.

GINÁSIO DO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

Perguntada sobre a estrutura do ginásio que estava em obras no parque de exposições, e que veio abaixo em razão do vento da madrugada da quarta-feira, 30.

A prefeita disse que já foi instaurado um processo administrativo para investigar o motivo da queda. Foram investidos R$ 700 mil na obra que iniciou em 2013. Uma empresa terceirizada virá para fazer a pericia nas estruturas.

“Fico em dúvida se foi só o vento o causador do problema, ou se temos alguma questão sobre a execução da obra”.

CAUSA ANIMAL

Sobre a questão da carrocinha, que podia ter ajudado na locomoção da égua que ficou no relento por um dia esperando ajuda, a Prefeita disse que houve acusações muitos sérias, e no mesmo dia foi aberto um processo administrativo para averiguar se as denúncias são verdadeiras ou não.

SAMUPET

A prefeita esclareceu que a Samupet, foi carinhosamente, apelidada assim após a recuperação do veículo que estava, desde 2009, estacionada sem pneus e com as portas amarradas. Foi investido R$ 15.600. E outro veículo já está em recuperação para ser a farmácia móvel.

QUADRAS DE CALÇAMENTO NA VILA ABEGAY

De acordo com o levantamento feito, Abegay é o bairro que mais tem quadras para serem feitos calçamento, junto com os bairros Progresso e Planalto.

“Não teremos como calçar tudo, pois é inviável. Após nos reunirmos com o presidente do bairro, fizemos o levantamento de quatro principais vias que precisam.”

É aguardada a confirmação do recurso do financiamento, que tem previsão de ser assinado no mês de abril, e então a prefeitura espera que em seis meses já consiga começar as diferentes frentes de trabalho.

PARADAS DE ÔNIBUS

A prefeitura está conversando com a empresa de Fátima para que seja feita a retirada de algumas paradas de ônibus, que estão em locais que não fazem mais parte da rota. Já está sendo feito um levantamento, para levar as paradas para onde de fato precisa.

”O transporte coletivo está falindo em todo o país. No nosso caso, o problema é que temos ônibus antigos, o diesel subiu bastante, as ruas estão esburacadas, e a tarifa não tem aumento há mais de um ano. Nós temos cobrado da empresa para que ela preste melhor o serviço., e estamos buscando uma readequação no sistema para buscar as melhorias sem que tenha um aumento expressivo nos valores das passagens.”

CONSERVAÇÃO DAS RUAS DOS BAIRROS

De acordo com a prefeita, 80% do financiamento do FINISA, será usado para que seja feito calçamento e asfalto.

“Nós temos todo o mapeamento das ruas, eu tenho um mapa no meu gabinete que está marcado em verde o que é calçamento, amarelo o que é asfalto novo e laranja o que é repavimentação. Queremos agora com esse recurso começar a agir nesses pontos críticos”.

CONCURSO PÚBLICO

A previsão é que no próximo ano tenha concurso público para a área de educação. 


Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


POP ROCK 105.1
Criação de Lojas Virtuais
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface