Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Estoques do Hemocentro Regional de Cruz Alta está em nível estável

Publicada em 18/03/2022

  • Estoques do Hemocentro Regional de Cruz Alta está em nível estável

Com a média diária de quinze doadores, o Hemocentro Regional de Cruz Alta vem, nas últimas semanas, conseguindo manter os estoques de bolsas de sangue em um nível estável. Segundo a Coordenadora, Angélica Trentini, o Hemocentro segue um protocolo rígido em relação à prevenção do contágio da doença. Para evitar aglomerações, os doadores devem agendar atendimento por meio do telefone 3326 3168. “A coleta de sangue é uma atividade essencial e um procedimento seguro. Os doadores não precisam ter medo de vir até o Hemocentro”.

Em relação a quem teve Covid-19 deve aguardar 10 após o término dos sintomas para fazer a doação. Já aqueles que tiveram gripe, precisam esperar 15 dias. Com relação às vacinas, o tempo de impedimento é mais curto: a vacina contra gripe e a Coronavac impedem a doação de sangue por dois dias após a dose. Já as vacinas Pfizer, Astrazeneca e Janssen impedem por sete dias após cada dose. “No caso dos pacientes assintomáticos para a Covid-19, é necessário aguardar dez dias após o teste positivo para a doença”.

Angélica relembra que os requisitos básicos para doar são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto. Homens podem fazer quatro doações anuais e mulheres, três. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para o sexo masculino e de três para o feminino.

Segundo o Ministério, a doação é segura e todo o sangue coletado é testado para HIV, Hepatite C e B, respeitando a “janela imunológica” dessas doenças – aquele tempo em que o vírus já está presente no doador, mas ainda não é possível sua detecção. Por isso, o processo que antecede a doação é composto por entrevista em que é avaliado o estado de saúde do paciente. “Estamos em meio a uma pandemia, mas a solidariedade precisa continuar”.

O Hemocentro Regional de Cruz Alta atende a treze município da região, e há necessidade de todos os tipos sanguíneos. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min. Ele está localizado na Rua Barão do Rio Branco, número 1445. “Precisamos da mobilização dos doadores, nunca podemos nos resguardar, afinal, é necessário repor o sangue. Para nós, é muito satisfatório ver as pessoas dando importância para este ato”.


Com Informações da Prefeitura de Cruz Alta

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

CLARO
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface