Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Formações de professores da rede municipal apresentam retorno positivo

Publicada em 05/11/2019

  • Formações de professores da rede municipal apresentam retorno positivo

A rede municipal de Cruz Alta está encerrando seu ano de formação pedagógica para os professores com grandes surpresas. Na manhã desta segunda-feira (04), os professores da turma de linguagens receberam o Grupo Máschara, que encenou uma passagem do livro de Érico Veríssimo “Olha os Lírios do Campo”. Já na terça-feira (05), os professores de educação física receberam Leonardo Coradini, que representará Cruz Alta no mundial de Karatê.  Durante o mês ainda serão realizados encontros com os professores das áreas de ciências, matemática, história e geografia, e anos iniciais do Ensino Fundamental, 1°, 2°, 3°, 4° e 5° anos.


A Educação Infantil realizou o último dos seus encontros de estudo no Polo da UAB também nesta terça-feira (05). A turma de professores do maternal participou de uma oficina com as acadêmicas de Pedagogia do Parfor, com o tema “Contextos Significativos: Espaços de brincar e aprender, ressignificando saberes a partir de oficinas”. Durante todo o ano foram estudadas metodologias de qualificação da aprendizagem e das descobertas das crianças pequenas. “Acreditamos num crescimento em termos pedagógicos, de equipe e de gestão, pois também houve formação para os diretores. O que fica é um sentimento de pertencimento, porque tivemos momentos significativos de participação dos professores em tudo aquilo que rege o funcionamento da escola”, destacou a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil da SME (Secretaria Municipal de Educação), Graciela Salgado.


O trabalho de formação de professores desenvolvido ao longo de 2019 culminará no Seminário Integrador, no dia 20 de novembro. O evento será um momento de agradecimento e valorização das práticas construídas pelos docentes durante o ano de 2019. Sandra Souza e Rita Malheiros são as pedagogas da SME responsáveis pela coordenação das formações. Sandra ressalta a organização do seminário. “Será um momento de acolhida dos profissionais que participaram de tudo isso e que se envolveram na construção do Referencial Curricular Municipal e dos planos de estudo, e também de compartilhar aquilo que foi desenvolvido na escola”, destacou.


O retorno das formações é muito positivo, houve uma grande evolução no decorrer das atividades. A expectativa e apreensão do início do ano sobre a dinâmica realizada foi substituída pelo protagonismo na construção dos assuntos discutidos. “Na reta final estamos aplicando um formulário de pesquisa e avaliação. As respostas estão sendo todas positivas e os relatos apresentam o quanto a formação é importante, traz conhecimento e riqueza para o trabalho prático dentro da sala de aula. Além disso, as respostas apresentam o desejo que no próximo ano haja mais formação, mais profissionais específicos e oficinas”, relata Rita Malheiros.


prumo condominios
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface