Publicada em 11/03/2022
A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, promoveram nesta sexta-feira, 11, a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental, tendo como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. Durante a conferência, representantes de diferentes segmentos da sociedade, usuários, gestores, e profissionais de saúde se reuniram no auditório da Escola Annes Dias para debater os desafios e avanços da política de saúde mental.
A abertura do evento contou com a presença do Vice-prefeito Luciano Florian Ardenghi que reforçou a preocupação e o trabalho da atual Administração em relação a área da saúde. “Vemos hoje a saúde mental cada vez mais afetada. Neste sentido, a Conferência se mostra ainda mais importante, pois é aqui que construímos proposições para se avançar na implementação, consolidação e organização dos serviços da política de saúde mental”.
Conforme a Secretária de Saúde, Daura Costa Beber Westphalen, esta etapa municipal serve para analisar as prioridades e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental. “A Conferência acontece para que possamos fazer uma avaliação, com levantamento de diagnóstico da nossa rede de saúde. Observamos os índices de suicídio bem elevados, o que é muito preocupante”.
Para o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Serineu Nunes, conferências como esta contribuem para alertar e promover uma análise sobre o que é necessário para avançar. “Estamos aos poucos alcançando todos os nossos objetivos. O agravamento da saúde mental nos últimos dois anos, eleva a necessidade de fazermos uma reflexão. Espero que tenhamos um resultado importante nesta conferência, levando os anseios de Cruz Alta à Conferência Estadual”.
Durante a programação, ocorreu a aprovação de regimento interno, deliberações, momentos culturais, e palestra com a Médica Psiquiatra, Dra. Cintia Paola Scopel. Ainda, a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental apontou sugestões e escolheu delegados cruzaltenses para a 4ª Conferência Estadual de Saúde que acontece em Porto Alegre, nos dias 8, 9 e 10 de abril.
Os participantes foram divididos em grupos para discussão dos temas de acordo com cada eixo, para elaboração de propostas, sendo o eixo principal “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que foi dividido em subeixos:
● Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;
● Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
● Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
● Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
A 4ª Conferência Estadual definirá propostas e escolherá delegados gaúchos para 5ª Conferência Nacional, a ser realizada na Capital Federal entre os dias 08 11 de novembro.
Com Informações da Prefeitura Municipal/SMS
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta