Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

SMDS abre as inscrições para o projeto Hora Criativa

Publicada em 05/03/2022

  • Abertas as inscrições para o projeto Hora Criativa

Para 2022, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Ateliê Municipal Mães Arteiras, vem trazendo o “Hora Criativa”, projeto em que crianças e jovens, na faixa etária dos 9 aos 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, poderão trabalhar suas criatividades e assim, sentirem –se valorizados e parte de um novo mundo, por meio da técnica de artesanato e outras artes manuais. As atividades, segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Delmar Fonseca, iniciam no dia 15 de março.  As inscrições podem ser feitas junto aos CRAS Comunidade Mãe ou Um Lugar ao Sol ou, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Rua Procópio Gomes, 871).

"O projeto Hora Criativa quer que os participantes do projeto reflitam, com pensamento crítico social, sobre os problemas das suas comunidades, desenvolvendo uma cultura mais participativa e autônoma que favoreça o bem-estar coletivo. Desta forma, retiramos as crianças e os jovens do mundo virtual paralelo, pois no projeto eles estarão de fato vivenciando ações, muitas vezes coordenadas por eles”, comenta Delmar. 

Conforme a Coordenadora da pasta de Geração, Trabalho e Renda, Caroline Silveira Netto, as aulas serão ministradas no Ateliê Municipal, no turno inverso ao da escola pela instrutora destinada ao projeto. Caroline explica que durante os encontros, serão realizados trabalhos de estímulo à criatividade individual de cada participante e de motricidade; incentivo ao pensamento empreendedor; proporcionada novas oportunidade de atividades no turno inverso da escola; trocas de vivencias no coletivo; conscientizar sobre a sustentabilidade; trabalhar o autoconhecimento, a autoestima e a autoconfiança; e a sua inserção na sociedade. 

 “Para isso, serão convidados voluntários para desenvolver rodas de conversas durante as aulas. Os materiais e ferramentas de artesanato serão fornecidos pelo Ateliê Municipal, juntamente com material reciclável e materiais doados pela comunidade”. 

Caroline salienta que, o projeto visa à sustentabilidade do lar e também o desenvolvimento de competências familiares tão importantes. Assim, o acompanhamento da rede buscará assegurar as crianças e suas famílias acesso a meios de vida sustentáveis, garantindo condições dignas de sobrevivência e de desenvolvimento. 

Desejamos contribuir de alguma forma para a mudança de mentalidade desses jovens, para que entendam a sua importância como protagonista de sua história, buscando novas oportunidades para um futuro melhor, tanto para ele quanto a transformação da sociedade como um todo. Mesmo com o avanço das leis que resguardam o direito dos menores de 14 anos, ainda existem muitas crianças que deixam a escola para contribuírem com o sustento das suas famílias”. 

O tempo de trabalho de cada turma se dará a necessidade do tempo que cada oficina demanda para finalizar cada trabalho. A média para cada inscrito é de três meses para que o jovem possa obter os resultados .“A ideia é trabalharmos com técnicas como Pintura em mdf, pintura em tecido, recicláveis, missangas, macramê, bordado, costura, colagem, recicláveis, recorte e colagem”. 

Mais informações podem ser adquiridas através do telefone 3322 8696.


Com Informações da Prefeitura Municipal de Cruz Alta 

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

CLARO
prumo condominios
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface