Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Hemocentro Regional de Cruz Alta chama doadores para reforçar estoques

Publicada em 22/02/2022

  • Hemocentro Regional de Cruz Alta chama doadores para reforçar estoques

Apesar dos níveis controlados de sangue, o Hemocentro Regional de Cruz Alta que abastece cerca de 06 hospitais de 14 municípios da região, pede doações de todos os tipos sanguíneos, especialmente O+ e O-. A coordenadora do Hemocentro, Angélica Trentini, salienta que existe uma preocupação quanto ao feriado de Carnaval, em 1º de março, quando a demanda de sangue aumenta e as doações diminuem. “Precisamos estar preparados para enfrentar o feriadão. Lembro que uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas”.

Angélica diz que “a doação e o processamento do sangue são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos às vítimas de acidentes ou aos pacientes em outras situações clínicas que requerem transfusão”. São necessárias cerca de 18 bolsas de sangue doadas todos os dias para suprir a demanda.

“Precisamos ressaltar que é muito seguro doar sangue. Sabemos que a pandemia ainda não acabou, mas estamos trabalhando dentro de todas as normas sanitárias e de distanciamento, a fim de evitar qualquer situação de contágio de covid-19 nas nossas dependências”, frisa Angélica.

Dentre os requisitos para a doação de sangue estão:

- Estar em boas condições de saúde;

- Apresentar documento oficial de identidade com foto;

- Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;

- Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas; 

- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;

- Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;

- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;

- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

 

DOAÇÃO DE SANGUE E COVID-19

Quem teve Covid-19 deve aguardar 10 após o término dos sintomas para fazer a doação. Já aqueles que tiveram gripe, precisam esperar 15 dias. Com relação às vacinas, o tempo de impedimento é mais curto: a vacina contra gripe e a Coronavac impedem a doação de sangue por dois dias após a dose. Já as vacinas Pfizer, Astrazeneca e Janssen impedem por sete dias após cada dose. “No caso dos pacientes assintomáticos para a Covid-19, é necessário aguardar dez dias após o teste positivo para a doença”.


O atendimento está sendo realizado preferencialmente com agendamento prévio através do telefone 3326-3168. Na segunda e terça-feira, 28 de fevereiro e 1º de março, não haverá coleta. Na quarta-feira, 02, ela ocorrerá das 13h30min às 15h30min.  O Hemocentro está localizado na Rua Barão do Rio Branco, número 1445.


Com Informações da Prefeitura de Cruz Alta

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface