Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Seduc abre novo período de pré-matrículas para os alunos do Ensino Médio

Publicada em 14/02/2022

  • Seduc abre novo período de pré-matrículas para os alunos do Ensino Médio

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) abriu novo período de pré-matrículas para estudantes do Ensino Médio. Ele vai até 17 de fevereiro e as pré-matrículas podem ser feitas pela internet.

De acordo com a Seduc, o objetivo da medida é evitar a evasão escolar em função das perdas de aprendizagem causadas pela pandemia de Covid-19. Além disso, incentivar a volta de jovens aos estudos.

A primeira etapa do processo é a inscrição online. Ela é feita no site da Seduc, na aba "Serviços e Informações". Depois, basta selecionar "Chamada pública escolar".

A segunda etapa é a efetivação da matrícula. Ela deve ocorrer quando houver a designação do aluno para uma escola. Para garantir a vaga, o estudante deve ir até a instituição de ensino com a documentação exigida.

Cronograma

Até 17/2 – pré-matrícula pelo site da Seduc

23/2 – Designação das escolas

23/2 a 28/2 – Matrículas presenciais nas escolas designadas

Documentos

Certidão de nascimento do aluno ou RG e comprovante de escolaridade

Comprovante de residência e RG do responsável

Calendário letivo 2022

As aulas na rede pública estadual no ano letivo de 2022 ocorrem no modelo presencial, com início em 21 de fevereiro e encerramento em 16 de dezembro.

O ano letivo será dividido em quatro bimestres. A Seduc entende que esse formato vai permitir que "o planejamento e as intervenções pedagógicas tenham um melhor acompanhamento e, consequentemente, maior efetividade".

Ações de apoio à permanência na escola

Com o intuito de garantir a permanência dos estudantes em sala de aula, evitar a evasão escolar e recuperar as perdas de aprendizagem causadas pela pandemia, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) tem realizado, desde 2021, uma série de medidas para qualificar a oferta de ensino público gaúcho de forma mais inclusiva e equitativa e capacitar os profissionais envolvidos.

Entre as iniciativas, estão:  O Bolsa todo Jovem na Escola, que garante auxílio financeiro aos alunos no valor de R$ 150 mensais creditados no Cartão Cidadão da família e atende estudantes de Ensino Médio com um investimento total de R$ 180 milhões até dezembro de 2022; o Programa Merenda Melhor, que aumenta em 166% o repasse da alimentação escolar e garante a oferta de refeições quentes todos os dias da semana; e o Livre para Aprender,  que realiza o repasse de recursos de modo a garantir a aquisição de absorventes higiênicos pelas unidades escolares, a promoção do bem-estar dos estudantes e a prevenção do absenteísmo e prejuízos à aprendizagem e ao rendimento escolar por motivos relacionados à pobreza menstrual.


Com Informações da Secretaria Estadual da Educação

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

CLARO
prumo condominios
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface