Publicada em 10/02/2022
O Hemocentro Regional de Cruz Alta está com os estoques de sangue em estado crítico, principalmente, do tipo A e O negativos.
O órgão é responsável pelo abastecimento de sangue em mais de dez cidades da região.
QUEM PODE DOAR E COMO
As coletas podem ser agendadas pelo telefone 3326-3168. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h.
O doador precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.
Homens podem fazer quatro doações anuais e mulheres, três. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para o sexo masculino e de três para o feminino.
"O processo é simples e leva de 30 a 40 minutos ao todo. Os candidatos realizam um cadastro, um questionário e depois passam por uma triagem clínica. Após esse processo, começa a doação, que pode levar de 5 a 10 minutos. Por fim, o doador recebe um lanche e só depois é liberado".
O Hemocentro está localizado na Rua Barão do Rio Branco, número 1445.
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações