Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Pedro Westphalen entrega carta aberta de Sindicatos à Ministra Tereza Cristina

Publicada em 02/02/2022

  • Pedro Westphalen entrega carta aberta de Sindicatos à Ministra Tereza Cristina

Os prejuízos gerados pela maior estiagem dos 20 anos preocupam os produtores rurais de todo o Rio Grande do Sul. Ciente da situação, o Deputado Federal Pedro Westphalen, nesta quarta-feira (2), entregou carta aberta confeccionada em mãos para a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O material foi confeccionado pela Sociedade Dos Engenheiros Agrônomos Da Região De Cruz Alta (Searca), Sindicato Rural de Cruz Alta, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Equipe FieldCrops da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O conteúdo salienta as dificuldades encontradas pelos agricultores e o serviço executado pela Searca de modo a diminuir estes problemas. Somente na produção de soja, é calculado prejuízo de R$ 700 milhões a Cruz Alta. O milho, em algumas lavouras, não será sequer colhido. E, por fim, a produção pecuária já prevê quebra na produção de leite em torno de 50%, além de demais dificuldades na pecuária de corte, reprodução e afins.

"Trata-se de uma questão pela qual lamento muito. Mas mais que lamentar, pretendo atuar e trabalhar junto ao ministério na busca por soluções. A estiagem prejudica todos os agricultores gaúchos", declarou o Deputado Federal Pedro Westphalen.

O parlamentar reforçou dados também da Emater/RS, que informa que cerca de 253 mil propriedades de 9.600 localidades do Estado sofrem com os efeitos da estiagem, situação que deixa 22 mil famílias sem água. A Emater ainda indica que: "em todo o Estado, 92.800 produtores de milho e 82.400 produtores de soja registram perdas e muitos recorrem ao Proagro. A produção leiteira também tem registrado perdas em 27.289 propriedades gaúchas."

No encontro com a ministra, em Brasília, o Deputado repassou os dados e a situação que assola os municípios. "384 municípios já decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul. Mesmo fortes chuvas, que ainda não estão previstas para o momento, não reverteriam a situação. Apenas amenizariam. Por estes fatos que corroboro com a preocupação dos Sindicatos, que representam muito bem o setor gaúcho", finalizou Westphalen.

 

Com Informações da assessoria do Deputado Dr. Pedro Westphalen

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface