Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Jornalistas criam Caminhos Erico Verissimo em expedição pelo RS

Publicada em 02/02/2022

  • Jornalistas criam Caminhos Erico Verissimo em expedição pelo RS

O casal de jornalistas Gloria Cavaggioni e Wanderley Garcia estão se aventurando em uma expedição literária traçando o que eles chamam de Caminhos Erico Verissimo. A proposta é fazer uma imersão no universo da vida e da obra do escritor gaúcho (1905-1975), autor de O Tempo e o Vento, Olhai os Lírios do Campo e Incidente em Antares, entre outras obras.

O material produzido ao longo de 13 dias de percurso pelo Rio Grande do Sul está sendo publicado nos perfis que o casal administra @dajanelacultural (Facebook e Instagram) e também no site dajanela.com.br.

A expedição começou oficialmente no dia 27 de janeiro, de Porto Alegre. A partir da capital gaúcha, a ideia é percorrer cerca de 2 mil quilômetros de carro, chegando próximo às fronteiras com o Uruguai, no sul do estado, e com a Argentina, no oeste. “Fazer este roteiro é um sonho de cerca de 30 anos, quando li pela primeira vez O Tempo e o Vento. A obra me fascinou pela forma como Verissimo conta a história da formação do Rio Grande do Sul e do povo gaúcho”, conta Wanderley, que é mineiro, mas mora em Campinas (SP).

Para a piracicabana Gloria, a oportunidade de fazer a viagem é uma experiência que reúne a paixão em conhecer lugares e o prazer do contato com a arte. “Vamos fazer tudo aquilo que mais gostamos, que é visitar lugares diferentes, mas apreciando e conhecendo mais a literatura de Erico Verissimo”.

Enquanto estiverem em solo gaúcho, farão registros do dia-a-dia da expedição. Mas depois que voltarem prometem organizar o material em formato de vídeos e crônicas de viagem. “Não pretendemos fazer um guia, mas outras pessoas podem se inspirar na nossa experiência para conhecer os lugares que visitamos e que estão associados à vida e à obra do escritor”, diz Gloria.

Fazem parte do roteiro:

Porto Alegre: cidade onde Verissimo viveu a maior parte de sua vida e escreveu muitas de suas obras;

Bagé, onde está a cidade cenográfica construída para o filme O Tempo e o Vento (2013);

Alegrete: terra natal do amigo e poeta Mario Quintana.

São Borja: cidade pertencente aos Sete Povos das Missões e terra natal dos presidentes Getúlio Vargas e João Goulart.

São Miguel das Missões: ruínas da Missão Jesuítica, um dos marcos da origem do enredo de O Tempo e o Vento;

Cruz Alta: cidade natal do autor, onde está a Casa e Museu Erico Verissimo.


Para a Coordenadora de Cultura, Turismo, Artes e Eventos, Shana Reis, essa expedição vem de encontro ao que o município está buscando que é fomentar e potencializar o turismo. “Estar recebendo essas pessoas que realizam uma expedição tão grandiosa nos deixa muito feliz, principalmente pelo motivo da vinda deles, nosso filho mais ilustre Erico Verissimo”.

Aqueles que desejarem seguir o Caminhos Erico Verissimo nas redes sociais podem acompanhar pelo Facebook (https://www.facebook.com/dajanelacultural/) e pelo Instagram (https://www.instagram.com/dajanelacultural/).


Com Informações da Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

ROSMER PALACE HOTEL
UNINTER
Station Lodge - Passo Fundo

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface