Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz Alta realiza mais de 15 mil testes para a Covid-19

Publicada em 29/01/2022

  • Cruz Alta realiza mais de 15 mil testes para a Covid-19

Entre os dias 27 de dezembro de 2021 e 25 de janeiro de 2022, mais de 15 mil exames para confirmar ou descartar a presença do coronavírus foram realizados em Cruz Alta. De acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ao total foram realizados pelos serviços públicos e privados do município, aproximadamente 15.455 testes.

Para auxiliar no enfrentamento da COVID-19, a prefeitura abriu uma Central de Testagem para atendimento das demandas espontâneas. No local as pessoas assintomáticas, sintomáticas ou contactantes de casos positivos da doença, puderam realizar de forma gratuita os seus testes. Outra medida adotada pelo município foi à reestruturação dos serviços prestados na rede de saúde. A ESF Centro foi transformada em uma Unidade Sentinela, específica para o atendimento de pessoas com sintomas gripais e respiratórios.

Com a explosão de casos da Covid-19 no Brasil, a procura por testes rápidos tanto na rede pública quanto privada subiram consideravelmente. Essa demanda elevada, assim como a dificuldade da aquisição e importação de novos testes, acendeu uma luz de alerta aos municípios. A partir desta semana, seguindo a recomendação da Secretaria Estadual da Saúde, o município irá alterar os critérios para realização dos testes, como medida de segurança. Para entender um pouco sobre essa elevação na procura por testes, somente na Central de Testagem, foi realizado entre os dias 13 e 27 de janeiro, mais de 2.103 testes rápidos, destes 628 foram positivos, o que representa 29% de casos confirmados.

Os testes foram ofertados para quem apresentava sintomas da Covid-19 (febre, calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato, no paladar, fraqueza e dor muscular), assim como para pacientes assintomáticos em contato com caso positivo de Covid-19 e sem esquema vacinal completo. Também foi realizada a avaliação médica e orientação dos pacientes com diagnóstico positivo para COVID ou com sintomas gripais.

De acordo com a secretária da Saúde, Daura Melissa Costa Beber Westphalen, é essencial que a testagem seja realizada seguindo os protocolos corretos. Isso permite, às equipes de saúde, colocar em isolamento o paciente que esteja com o vírus (confirmado) ou que seja sintomático – bem como, monitorar o quadro de saúde. “Registramos neste mês um crescimento no número de pessoas em busca de testes, assim como de novos casos confirmados no município. Uma das medidas que adotamos neste cenário, foi ampliar o serviço de testagem e de atendimento em nossa rede. O teste rápido é uma importante ferramenta que nós temos, afinal, ele dá um resultado em pelo menos 20 minutos e isso faz com que as equipes de saúde possam prestar as orientações necessárias para os pacientes, a fim de quebrar a cadeia de transmissão do vírus", explica a secretária.

Com Informações da Secretaria Municipal de Saúde

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações



prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface