Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Secretaria da Saúde registra aumento de 122% na procura por atendimentos

Publicada em 26/01/2022

  • Secretaria da Saúde registra aumento de 122% na procura por atendimentos

A Secretaria Municipal de Saúde de Cruz Alta observou um aumento expressivo no número de pessoas com sintomas respiratórios que procuravam a rede básica para atendimento médico ou em busca de testes rápidos no município. Essa procura por testes também movimentou os laboratórios e as redes de farmácias que registraram um aumento significativo, principalmente de pessoas que retornavam de viagem.

A partir do comparativo entre o período do dia 27 de dezembro a 2 de janeiro e do dia 17 a 23 de janeiro, a rede de saúde de Cruz Alta registrou um aumento de 122% em sua demanda, entre atendimentos, consultas e testagem.

Medidas Adotadas

Para ampliar a rede de assistência, a prefeitura transformou a ESF Centro em uma Unidade Sentinela, exclusiva para atendimento de pacientes com sintomas gripais. Também foi aberta uma Central de Testagem espontânea, que permitiu à população o acesso aos testes e atendimento médico para os casos positivados.

Entre os dias 17 e 23 de janeiro, a Unidade Sentinela e a Central de Testagem registraram 1853 atendimentos, uma média diária de 264 atendimentos entre consultas e testes. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) registrou 1122 atendimentos, o que representa uma média diária de 160 consultas. As demais ESFs que compõe a rede básica registraram neste período 5058 atendimentos, sendo 2178 consultas médicas, uma média de 21,78 consultas por unidade.

Essa sobrecarga de atendimentos, em especial de pessoas assintomáticas, sintomáticas e contactantes de casos positivos, fez com que o município tivesse que alterar emergencialmente a sua rede de saúde para garantir o atendimento e acolhimento destes pacientes.

Trabalho das Equipes

Durante os últimos dois anos, os profissionais da área da saúde estão trabalhando incansavelmente para garantir atendimento e assistência aos pacientes que procuram diariamente as unidades.

O pico de novos casos de covid-19 por enquanto não tem, segundo indícios iniciais, levado a um aumento na mortalidade. Mas a doença avança de forma avassaladora, evidenciando a fácil transmissão do vírus, diante de equipes de saúde esgotadas, exaustas e desesperançosos com os rumos da pandemia.

Diante deste novo cenário, as equipes também passaram a conviver com o afastamento de colegas, com o relaxamento das medidas protetivas por parte da comunidade, assim como a falta de respeito e empatia de algumas pessoas que não compreendem o complexo dia-a-dia dos profissionais.

Com o avanço da Covid-19, os profissionais precisam seguir ainda mais à risca os protocolos de segurança, bem como se paramentar com máscara, luva e avental. Os procedimentos de paramentação e desparamentação seguem protocolos rígidos, bem como requer um espaçamento maior de tempo entre os atendimentos, para que a higienização seja concluída de forma correta.


Com Informações da Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

CLARO
prumo condominios
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface