Publicada em 17/01/2022
A cidade de Guaíba, na Região Metropolitana, foi uma das mais atingidas pelo temporal desta segunda-feira (17). Um dos principais colégios da cidade, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Carmen Alice Laviaguerre, a Ciep, está completamente destruída. A Igreja Betel desabou, e casas foram danificadas e destelhadas. A prefeitura recebeu mais de mil pedidos de telhas e de lonas. Não há informações de feridos.
Moradores também relatam uma série de transtornos e danos materiais provocados pela queda de postes e árvores no bairro Cohab Santa Rita.
— Na avenida principal do bairro, todas as casas sofreram danos. Estamos sem luz. Tem poste caído, árvore caída — relata o morador Jore Abrelino, de 47 anos.
Na Avenida Nei Brito, que faz a ligação da estrada do Finde com a BR-116, há postes caídos sobre a pista. Parte do bairro está sem luz, internet e água. Na estrada do Conde, a queda de árvores causa bloqueio na via.
Quem trafega pela rodovia vê um cenário de destruição próximo ao Arroio do Conge, com árvores e postes caídos. Muitos fios estão no chão e atravessaram a rodovia.
A prefeitura de Guaíba decretou no início da noite situação de emergência devido aos estragos provocados pelo temporal e instituiu um comitê de crise para atender a comunidade.
Equipes da prefeitura estão nas ruas para retirar árvores, organizar o trânsito e restabelecer serviço público que também foi impactado pelo temporal.
A prefeitura disponibiliza um número de WhatsApp de plantão para quem tiver alguma necessidade devido ao temporal: (51) 99631-9678.
Com Informações de GZH
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações