Publicada em 17/12/2021
A prefeitura de Cruz Alta e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) assinaram, na tarde desta quarta-feira, 15, o termo aditivo ao contrato de programa vigente entre o município e a companhia.
A aditivação contratual garante diversos benefícios ao município, tais como o contrato sólido, juridicamente seguro e adequado ao Novo Marco do Saneamento; bem como a permanência até 2027 das tarifas atuais, atualizadas apenas pelo IPCA; e a formalização de um Plano de Obras certificado por consultoria independente.
O ato de assinatura ocorreu de forma virtual e contou com a presença da prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto; do diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti e da superintendente de Relações Institucionais, Samanta Popow Takimi. Pelo acordo firmado, a empresa executará, até 2033, cerca de R$ 168 milhões em investimentos no município para atender ao novo Marco Legal do Saneamento.
A assinatura do aditivo contratual ocorreu após uma ampla discussão do grupo de trabalho da administração municipal, envolvendo técnicos da Secretaria de Obras e Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Procuradoria-Geral e de membros da Companhia Riograndense de Saneamento. O aditivo contratual somente foi assinado após a Corsan se comprometer a executar melhorias na prestação dos serviços no município, assim como iniciar a recuperação dos trechos e vias danificadas pela companhia durante a execução de reparos.
Algumas melhorias previstas no aditivo contratual
- Construção de reservatório elevado de 1.000 m³;
- Atendimento da Região de Benjamin Nott;
- Elaborar projeto da ETE Ana Terra de 135 L/s, em módulos de 45 L/s, com adaptação para recebimento de carga de limpa fossa;
- Finalizar as obras da bacia do Arroio Vulcão, com atendimento de 6,30%;
- Executar a adequação da ETE e adaptação para recebimento de limpa fossa, em módulo de 45L/s;
- Executar redes e elevatórias da Bacia Sul, com atendimento de 18%;
- Executar o 2º módulo da ETE em 45 L/s;
- Executar redes e elevatórias com atendimento de 20%;
- Executar o 3º módulo da ETE em 45 L/s.
Com Informações da Prefeitura Municipal e Corsan
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações