Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Unidades de saúde ampliarão a oferta de testes rápidos de HIV nesta quarta

Publicada em 30/11/2021

  • Unidades de saúde ampliarão a ofertas de testes rápidos do HIV nesta quarta

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, que é celebrado no dia 1º de dezembro e iniciando a campanha “Dezembro Vermelho”, o Serviço de Assistência Especializada de DST/AIDS- SAE, organizou para quarta-feira uma pequena programação, ampliando a oferta de testes rápidos nas Estratégias de Saúde da Família. Também será feita a coleta no SAE, durante o dia todo, a partir das 9h, onde será feita a distribuição de preservativos.

Ângela Garlet, Coordenadora do SAE, salienta que o foco é fazer um chamamento para as pessoas realizarem os testes rápidos.  A campanha tem como principal público-alvo as pessoas que têm vida sexual ativa e nunca se testaram e as que pertencem aos grupos mais atingidos pelas doenças. Mas, de acordo Ângela, os testes estarão disponíveis a todos os interessados. "A campanha do Dezembro Vermelho deste ano visa ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico".  Ao longo de 2021, Cruz Alta registrou quarenta e um casos novos de HIV/Aids.

 

ACESSO AO SERVIÇO

Todas as Estratégias de Saúde da Família de Cruz Alta, bem como o SAE, oferecem, durante todo o ano, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. É necessário, primeiramente, fazer o agendamento da coleta na respectiva unidade de saúde da região de abrangência do paciente. Normalmente, é marcado um horário para a mesma semana, sem longa demora, evitando, desta forma, a aglomeração de pessoas em razão da pandemia.

Ângela reforça que o teste também pode ser feito nas terças e quintas-feiras, junto ao SAE, onde a equipe trabalha com demanda espontânea, ou seja, a pessoa comparece em um destes dias e já faz a coleta, sem a necessidade de agendamento prévio. Em média, aproximadamente vinte pessoas procuram o SAE em cada turno em que o teste é ofertado.

Para as gestantes, Ângela explica que é obrigatório o teste rápido nos 1º, 2º e 3º trimestres da gestação e ainda no momento do parto. Através dele é possível detectar, por exemplo, HIV, sífilis, hepatite B e C. Nas estratégias de saúde da família, o resultado sai na hora, já que se trata de teste rápido, já no SAE, ele leva em média sete dias para estar pronto. O exame é gratuito, sigiloso e confiável. Eventuais diagnósticos positivos serão direcionados para serviços de referência da rede pública de saúde para que o paciente possa dar início ao tratamento.

O SAE atende de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Para mais informações, as pessoas podem contatar através do telefone 3322 0153, ou com a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Informações: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Jornalismo Grupo Pilau

prumo condominios
Criação de Lojas Virtuais
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface