Publicada em 22/11/2021
Com o objetivo de melhorar a saúde pública, retirando do meio ambiente embalagens de caixas de leite, produtos de alta durabilidade que demoram até 200 anos para se decompor, e, consequentemente, fazendo a reciclagem direta e as utilizando para o revestimento das paredes das casas daqueles que mais precisam, o Rotary Club Ana Terra, em parceria com a Prefeitura e Susepe, criaram o projeto socioambiental “Cruz Alta Sem Frestas”.
De acordo com a Presidente do RC Ana Terra, Lilian Barbosa, a ação que deverá iniciar já nas próximas semanas, consiste na fixação de placas térmicas nas paredes e no teto por meio de grampeadores de pressão para tapar as frestas das casas, protegendo, assim, as pessoas do frio, claridade, calor e até mesmo de animais peçonhentos que podem entrar nos locais pelos buracos. “O nosso foco é tapar as frestas e proporcionar conforto térmico para as famílias”.
Lilian explica que, a partir do momento que o projeto iniciar, as pessoas poderão contribuir, doando caixas de leite limpas e secas nos seguintes locais de coleta:
- Centro de Convivência do Idoso- CCI, na Rua General Antônio Neto, número 454, Vila Nova;
- Ateliê Vila Lizabel, na Rua Assis Brasil, 375
- Centro de Referência Maria Mulher, Rua Coronel Pilar, 454.
A Presidente salienta que o trabalho de produção das lâminas ficará a cargo dos apenados do Presídio Estadual de Cruz Alta que, em novembro, passaram por um treinamento. A capacitação contou com a participação da Coordenadora do Centro de Convivência do Idoso- CCI, Sinara Faccin, e da integrante do RC Ana Terra e Coordenadora do Centro de Referência Maria Mulher, Ivânia Fernandes.
Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta