Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz Alta apresenta adesão do programa Prefeito Amigo da Criança

Publicada em 18/11/2021

  • Cruz Alta apresenta adesão do programa Prefeito Amigo da Criança

Em reunião realizada na tarde de terça-feira (16), no Salão Nobre da Prefeitura, foi apresentada, pela articuladora técnica, Márcia Elisa Lamaison, a 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança 2021/2024 com o objetivo de fortalecer as ações voltadas às crianças e adolescentes, oferecendo suporte técnico para a implementação de políticas públicas e avanço na garantia de direitos. Estiveram presentes a articuladora técnica, Márcia Elisa Lamaison, a Prefeita, Paula Rubin Facco Librelotto, vereadores e secretários.

Na ocasião, a Prefeita, Dra. Paula, falou sobre a importância de fortalecer esta pauta no município e de um trabalho que seja pensado e elaborado, através das equipes multiprofissionais e por meio da intersetorialidade, destacando as ações por meio das parcerias público-privada.  “Precisamos levar o programa para todas as pessoas de nossa cidade, diz a Prefeita Dra. Paula”.

Ao final, os municípios que melhor obterem resultados serão premiados pelas ações desenvolvidas. O prêmio abrange as aéreas essenciais da gestão municipal, o trabalho integrado entre a saúde, educação e desenvolvimento social. O desenvolvimento de políticas públicas contribuirá diretamente para a conquista do prêmio. São quatro anos de desafios para os gestores, que são avaliados por meio de ações que visam a melhoria dos indicadores sócios econômicos do município. Os investimentos na área social transformam a vida de muitas famílias, especialmente das crianças e dos adolescentes, que vivem em situação de risco.

Márcia salienta que o programa busca: Definir metas durante a gestão; Elaborar e colocar em prática o plano de ação municipal; Gerir e tornar público os recursos do orçamento para crianças e adolescentes; Garantir o efetivo funcionamento dos Conselhos de Direitos e Tutelares; Monitorar os indicadores das áreas da Saúde, Educação, e Desenvolvimento Social perpassa do as áreas da Cultura e esportes de crianças e adolescentes, tomando medidas estratégicas para que as mudanças ocorram.

“O programa foi aderido pelo município no início deste ano e durante este período foi feito o acompanhamento, com o cumprimento de etapas. A primeira foi resgatar os dados de 2020, com o levantamento das proposições, e inserção destas no sistema. Posteriormente, será realizado um estudo sobre o que podemos avançar a curto, médio e longo prazo”.

Nesse sentido, Márcia destaca que serão desenvolvidas ações e atividades, sendo trabalhados entre os segmentos a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do município como forma de ampliar e qualificar os dados. “Ou seja, os números além de serem indicadores, eles serão um diagnóstico para o apontamento daquilo que terá que ser feito, possibilitando a articulação das as ações entre as secretarias que atendem a mesma pauta. A partir disto, faremos atividades in loco e levantamento de dados para traçarmos as metas”.

A articuladora salienta que tanto o programa quanto o município, preveem ação conjunta dos segmentos e uma delas é o fortalecimento dos conselhos, sejam eles, tutelar, da pessoa com deficiência, etc. “Todas estas ações estão pautadas e preconizadas na Constituição Federal de 1988, no Estatuto da Criança e Adolescente, e demais legislações”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Jornalismo Grupo Pilau

Rádio Cruz Alta
CLARO
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface