Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cerca de 670 mil jovens adultos não voltaram para a 2ª dose contra a Covid-19

Publicada em 11/11/2021

  • Cerca de 670 mil jovens adultos não voltaram para a 2ª dose contra a Covid-19

Em torno da metade dos adultos jovens (entre 18 e 29 anos) que receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus não retornou para a segunda dose.

“Todo esse grupo está com cobertura menor de 60% para a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Isso é muito grave. É baixíssima”, explica a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri. “Precisamos que a população complete o esquema vacinal para que exista a imunização coletiva e para diminuir a circulação do vírus”, enfatiza.

Com apenas uma aplicação das vacinas Astrazeneca, Coronavac e Pfizer – que requerem segunda dose – além de oferecer uma resposta imune menor, a durabilidade da resposta também fica reduzida. Entre as vacinas aplicadas no Brasil, até o momento, apenas a fabricante Janssen tem dose única.

Enquanto idosos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades estão voltando aos postos de saúde para receber dose de reforço, para além do esquema completo, mais de 670 mil adultos jovens não completaram a imunização. Quase 230 mil gaúchos nessa faixa etária receberam sequer a primeira.

A Secretaria da Saúde (SES) tem fornecido às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) listas com os nomes das pessoas que não voltaram para receber a segunda dose.

Cobertura vacinal completa dos jovens adultos:

• 18 e 19 anos: 46%

• 20 a 24 anos: 54%

• 25 a 29 anos: 61%

Até a terça-feira (9/11), o Rio Grande do Sul já aplicou mais de 16,6 milhões de doses da vacina. E já tem 63% da população com o esquema vacinal completo, que inclui as duas doses ou dose única.

Entre os adultos, pessoas com 18 anos ou mais, que formam o primeiro grupo vacinado e o que é mais afetado pela Covid-19, quatro em cada cinco (80%) estão vacinados com as duas doses. E 94% receberam ao menos uma dose.

Entre os adolescentes, de 12 a 17 anos, que começaram a ser vacinados em julho (grupo com comorbidades), 71% já receberam pelo menos uma dose da vacina. Como começou depois, a segunda dose foi aplicada em 5,5%.

Fonte: Governo RS

UNINTER
Rádio Cruz Alta - Aplicativo

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface