Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Primavera alerta sobre cuidados com a Dengue

Publicada em 20/10/2021

  • Primavera alerta sobre cuidados com a Dengue

Com a chegada da primavera e os dias mais quentes, é preciso redobrar a atenção com os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. Nesta época do ano, a incidência de mosquitos é maior, uma vez que eles se proliferam com mais rapidez no calor. Por isso, é necessário redobrar a atenção para evitar água parada. De acordo com Adelita Lopes, da Vigilância Ambiental, em Cruz Alta, neste ano, não foram registrados casos de dengue.

No entanto, Adelita reforça que a prevenção contra o mosquito deve ocorrer durante todo o ano. “A eliminação dos focos do mosquito precisa ser constante, independente da estação do ano”, diz ela.

A PREVENÇÃO

A dengue tem uma característica de explosão e rápida disseminação. Isso ocorre devido à característica do inseto, que pica os humanos durante o dia, o que faz com que várias pessoas sejam infectadas por um único mosquito.

Por isso, a melhor maneira de prevenir a doença é evitando a proliferação do Aedes aegypti, não deixando água, já que é nesse ambiente que o mosquito deposita seus ovos. Os principais exemplos são pneus, latas, vidros, cacos de garrafa, pratos de vasos, caixas d'água ou outros reservatórios mal tampados, entre outros. Alguns dos cuidados para evitar o acúmulo de água onde o mosquito pode se reproduzir são:

- Tampar caixas d’água, toneis e latões;

- Manter limpos os bebedouros de animais;

- Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo;

- Guardar pneus sob abrigos;

- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

- Não acumular água nos vasos de plantas;

- Manter a piscina tratada durante todo o ano;

- Coloque embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras fechadas.

Outra atitude que a população deve adotar no combate ao Aedes aegypti é evitar fazer o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas e em terrenos baldios.

“Ao perceber algum sintoma relacionado a dengue, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde mais próxima”.

No município, Agentes de Saúde realizam orientação aos moradores com visitas casa a casa, levando informações sobre como eliminar objetos que acumulem água. Inclusive, a profissional fala sobre a importância dos moradores permitirem a entrada dos agentes, devidamente identificados.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Rádio Cruz Alta - Aplicativo
UNINTER

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface