Publicada em 15/10/2021
O Dia D da campanha que busca colocar em dia a imunização de crianças e adolescentes até 15 anos acontece neste sábado, 16. Com a multivacinação, todas as salas de vacina ficarão abertas das 9h às 16h para estimular e facilitar o acesso à imunização. É importante levar a carteira de vacinação e o cartão SUS.
“A ação tem por objetivo manter a carteira de vacinação em dia e assim cuidar da saúde de crianças e adolescentes. Fizemos um chamamento para o Dia D”, comenta a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joice Miron Grenzel.
A campanha está acontecendo nestas unidades: ESF Toribio Veríssimo;ESF Abegay; ESF Alvorada; ESF Santa Rita; ESF Brum; ESF Jardim Primavera; ESF Vila Nova; ESF São Genaro; ESF B. Nott; ESF Centro; Centro de Saúde da Mulher e da Criança. “Para a multivacinação, durante a semana, vamos fortalecer a vacinação de rotina no CSMC. A ESF Centro segue como referência e apoio para vacinação contra a COVID-19. As demais salas de vacinação nem sempre estarão abertas, já que isto vai depender da escala de vacinadoras na vacinação contra a COVID-19”.
Entre as vacinas ofertadas até 7 anos, estão:
BCG
Hepatite B
Pentavalente
Pólio inativada
Pólio oral
Rotavírus
Pneumocócica 10- valente
Meningocócica C
Febre amarela
Tríplice Viral
DTP
Hepatite A
Varicela
Vacinas ofertadas para a faixa etária dos 7 a menores de 15 anos:
Hepatite B
Febre amarela
Tríplice Viral
Difteria e tétano adulto
Meningocócia ACWY
HPV quadrivalente
A estratégia é importante neste momento para elevar as coberturas vacinais, que já vinham em um cenário de queda nos últimos anos e que a pandemia acentuou ainda mais.
A pandemia de covid-19 acentuou em 2020 a queda na procura por essas vacinas de rotina, conforme dados da Secretaria da Saúde (SES). Isso aumenta a chance de que doenças consideradas erradicadas possam voltar a circular ou aquelas que vinham com baixos índices aumentem. Em especial pelo momento atual, de gradativa retomada das atividades e retorno desse público às escolas.
Índices baixos de vacinação aumentam os riscos para doenças imunopreveníveis, como coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, meningite meningocócica e pneumocócica, gastroenterite por rotavírus, hepatites A e B, entre outras.
“Procure a sala de vacina mais próxima, afinal, vacinar é proteger. A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos”, diz a Vacinadora do Centro de Saúde da Mulher, Simone Rocha.
Adolescentes que tenham se vacinado contra a Covid-19 podem tomar outras vacinas do calendário sem precisar esperar um intervalo mínimo. A orientação foi oficializada pelo Ministério da Saúde na nota técnica nº 1203/2021 da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI).