Publicada em 13/10/2021
Quem já completou o esquema vacinal contra a Covid-19, com as duas doses ou dose única, já pode emitir o chamado "passaporte" ou certificado de vacinação no Conecte SUS, o aplicativo oficial do Ministério da Saúde. Há muitos locais no País que passaram a exigir o documento. O certificado do SUS pode, inclusive, ser usado em viagens internacionais, para onde já é permitida a entrada de brasileiros. Conforme Nilo Neto, Servidor do SUS, depois da segunda dose, leva em torno de 10 dias para a informação constar no sistema. “Portanto, é necessário aguardar este tempo, não sendo preciso se dirigir até a Secretaria de Saúde ou ESF”.
O Conecte SUS é um aplicativo gratuito do Ministério da Saúde. Ele mostra as informações gerais de cada cidadão, como a carteira de vacinação digital e o certificado nacional de vacinação contra a Covid-19. De acordo com o histórico de cada pessoa, ele pode ainda reunir os resultados de exames laboratoriais de Covid-19, os medicamentos da "Farmácia Popular", além de registros de doações de sangue e o acompanhamento da posição na fila de transplantes.
No caso do Android, uma atualização do aplicativo está disponível para ser baixada na Play Store. Além do certificado, o Conecte SUS permite que cada cidadão veja em detalhes os dados da vacinação contra a Covid-19, incluindo lote do imunizante, e informações sobre os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente, o Conecte SUS apresenta somente os dados da vacinação contra a Covid-19. “Dados de outras vacinas aplicadas pelo SUS serão adicionados gradualmente, de acordo com os responsáveis pelo aplicativo”.
É possível baixar o aplicativo gratuitamente no smartphone ou é possível acessar o Conecte SUS pelo site conectesus.saude.gov.br. Há versões tanto para os sistemas operacionais iOS quanto Android.
Para acessar, é preciso ter uma conta no sistema do governo federal, que pode ser realizada com CPF e um e-mail pelo endereço https://cadastro.acesso.gov.br ou diretamente no aplicativo.
COMO ADQUIRIR O CERTIFICADO
Para adquirir o Certificado nacional de vacinação, basta seguir estes passos:
- No site ou no aplicativo, clique na aba 'vacinas'
- Depois, clique no box que contém as informações da dose (fabricante, lote, local e data das aplicações das doses).
- Em seguida, clique em 'certificado de vacinação', essa opção só aparece para quem completou o esquema vacinal.
- O documento tem as informações do cidadão e um QR Code disponível em português, inglês e espanhol.
Para emitir o certificado em outro idioma, clique na bandeira e nas iniciais do país no topo da página. O sistema alterna automaticamente a versão.
O cidadão pode apresentar o certificado nacional sempre que necessitar, a exemplo de viagens internacionais, onde alguns países que reconhecem o documento para a entrada de brasileiros em seu território, visto que ainda não tem uma definição de um certificado internacional, de acordo com o ministério da Saúde.
Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta