Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

1° Seminário Regional Inserção da mulher na política mobiliza grande público

Publicada em 18/10/2019

  • 1° Seminário Regional

Aconteceu nesta quinta-feira (17), o Primeiro Seminário Regional da Procuradoria da Mulher de Cruz Alta com o tema “Inserção da Mulher na política”. Realizado pela Procuradoria da Mulher através das Vereadoras, Shana Reis, Paula Facco e Luirce Paz e contou com o apoio da Unicruz, o evento ocorreu no Salão Nobre da Universidade e reuniu acadêmicos e público da região para debater ações e construir ideias para o empoderamento feminino.

De acordo com a Procuradora Shana Reis, o evento foi um sucesso, pois contou com a presença de grande público e ressaltou a importância de ter homens na plateia para se engajarem nesta causa. “Conseguimos reunir um ótimo público para apresentar o trabalho da Procuradoria da Mulher e incentivar mulheres a participar do meio político para mostrar o quanto é importante que elas se posicionem para assegurar seus direitos e ter influência na tomada de decisões. ” Comenta a Procuradora da Mulher, Vereadora Shana Reis.

Na programação da noite, foi apresentado ao público a trajetória política e a história das 3 vereadoras eleitas do município de Cruz Alta: Vereadora Shana Reis, que tratou sobre os desafios da mulher no Poder Legislativo, Vereadora Paula Rubin Facco, apresentou inserção e atuação feminina frente ao Poder Legislativo e por fim, a Vereadora Luirce Paz abordando sobre atuação e desafios da mulher na liderança partidária.

Além destes painéis, o Seminário teve em sua programação a palestra da Advogada e mestranda em Práticas Socioculturais, Nariel Diotto, abordando sobre a inserção da mulher no espaço público, sua militância política e busca pela igualdade. Nariel mostrou ao público dados sobre atitudes machistas que todas as mulheres passam diariamente e o quanto é importante dialogar sobre isso para desconstrução destas situações.

Outra grande palestrante da noite, foi realizada pela Prefeita de Fortaleza dos Valos, Márcia Rossato Fredi, que contou sobre as considerações acerca dos desafios que a mulher encontra frente ao Poder Executivo. Trouxe suas experiências políticas, compartilhou suas vivências como prefeita e incentivou as mulheres a participarem sempre nas administrações municipais.

Após as apresentações, o espaço foi aberto a perguntas ao público. O Presidente Vereador Everlei Martins realizou o encerramento do evento e agradeceu a importância de debater essas questões dos direitos das mulheres, que é uma grande bandeira da sua gestão e se colocou a disposição para ações que mobilizem mais mulheres a participar da carreira política.

“É importante registrar os avanços dos direitos das mulheres. O trabalho da Procuradoria da Mulher é essencial, pois fortalece as políticas públicas de enfrentamento e nossa gestão enquanto mesa diretora tem dado todo o suporte e as condições ideias para realização destes trabalho na sociedade. É muito importante para que a comunidade conheça o trabalho que as instituições como a Câmara de Vereadores, Prefeitura, Polícia Civil e Brigada Militar realizam para apoio às mulheres. O seminário desta maneira foi pensado para encorajar as mulheres a buscarem seu espaço no meio político e buscar o fim da desigualdade nas eleições, ” comentou o Presidente da Câmara, Vereador Everlei Martins.

Fonte: ASCOM Câmara

Anuncie conosco
(55) 3322-7222
© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface