Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Outubro Rosa: A importância da mamografia

Publicada em 06/10/2021

  • Outubro Rosa: A importância da mamografia

Com a pandemia, muitas mulheres deixaram de lado exames preventivos importantes, entre eles, a mamografia, onde é possível detectar, por exemplo, nódulos, mesmo aqueles que não são possíveis de palpar.


O exame de rastreio por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário, deve ser feito a cada dois anos, como forma de prevenção por mulheres com idade entre 50 e 69 anos, segundo recomendações do Ministério da Saúde. Em Cruz Alta, a requisição para fazer a mamografia, pode ser solicitada na Estratégia de Saúda da Família referência do bairro em que a paciente reside, e no Centro da Mulher quando é feito o encaminhamento para consulta especializada.


“Para tanto, é necessário, primeiramente, a mulher passar por uma consulta. Além do médico, o enfermeiro também é o profissional habilitado para solicitar o exame. Depois, a paciente é encaminhada para fazer o agendamento na Clinimagem, serviço de referência no município para mamografia”. Explica a Coordenadora do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, Denise Santos da Cunha.


A profissional alerta que o câncer de mama é o tipo mais prevalente entre as mulheres, mas tem cura quando tratado precocemente.


“É fundamental que a população feminina procure a ESF mais próxima para os cuidados regulares. Quando diagnosticado logo no início, o câncer de mama tem 95% de cura, por isso a importância do exame preventivo”.


SOBRE O CÂNCER DE MAMA


Para 2021, são esperados 4.050 casos de câncer de mama no RS. As práticas de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas ao menor risco de desenvolver câncer de mama. Cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.


Os principais sinais e sintomas da doença são: nódulo, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.


Para mais informações, o telefone de contato é o 3322 7198.


prumo condominios
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface