Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

III Evento Ecológico da EMEI Leopoldina Kruel contará com grande programação

Publicada em 18/10/2019

  • III Evento Ecológico da EMEI Leopoldina Kruel contará com grande programação

Nesta quarta-feira 23, será realizado o III Evento Ecológico da Escola Municipal de Ensino Infantil Leopoldina Kruel, no Bairro Progresso. A programação estará repleta de atividades e contará com exposições de trabalhos o dia todo. Entre elas, na parte da tarde serão realizados os desfiles de fantasias ecológicas, apresentação de músicas infantis, contação de histórias, além de premiações do Rei e Rainha da ecologia, e também, uma super caminhada até o galpão de reciclagem do bairro Progresso. É importante destacar que as apresentações iniciarão à partir das 15h.  

A escola está sempre em busca de aprendizado e preservação da natureza. A EMEI Leopoldina Kruel, do Bairro Progresso, desenvolve um projeto chamado “Por um Mundo Melhor: Aprendendo a preservar o Meio Ambiente na Educação Infantil”. Este é um trabalho diretamente relacionado as crianças e desenvolvido diretamente com elas, juntamente com as famílias do bairro. O objetivo principal desse projeto é fazer as crianças aprenderem a preservar e conservar o meio ambiente, reutilizando e encontrando maneiras e formas alternativas para utilizar o lixo, sendo ele seco ou orgânico. Por meio dos exercícios promovidos na Escola, as crianças também aprendem a cuidar da horta, fazer composteira, separação do lixo e confecção de brinquedos e instrumentos, além de que compreendem que todo lixo orgânico pode ser transformado em adubo, sendo assim reutilizável, assim como o lixo seco onde após separado, pode ser transformado em brinquedos e também doado para os galpões de reciclagem.

A diretora Caroline Timmermann de Oliveira relata a importância deste dia do evento, tanto para os alunos, quanto para a comunidade. “Para nós é motivo de muito orgulho realizar e fazer este projeto acontecer junto com a equipe escolar. Acreditamos que é a partir da infância que se planta sementes e que se ensina o caminho que a criança deve seguir. Em relação ao meio ambiente não é diferente. Se os pequeninos aprenderem a plantar na sua horta, aprenderem a separar o seu lixo, com certeza serão adultos muito mais responsáveis em relação ao meio ambiente e com certeza darão muito mais frutos com a responsabilidade ambiental.

As atividades vem sendo desenvolvidas desde 2017 e já envolvem toda a comunidade. Por influência das crianças, os pais separam o lixo em casa e levam até a escola. Todo o lixo reciclável é encaminhado para a Associação de Catadores do Bairro, que pertence ao Projeto Profissão Catador. A diretora Caroline destaca também o envolvimento da família nas atividades. “As famílias dos alunos foram convidadas a participar e abraçaram a causa desde o início, pois segundo o relato de alguns pais houve uma enorme diferença na educação dos seus filhos a partir desse projeto. Então foi proposto que cada família confeccionasse um brinquedo com material reciclável para exposição na escola, foi maravilhoso observar o empenho de todos, a cada dia brinquedos surpreendentes chegavam em nossa escola”, afirmou Caroline.

Além disso, as fantasias ecológicas que serão utilizadas para este evento, foram confeccionadas pelas famílias. Já as doações de pet que são realizadas para o galpão de reciclagem vem de toda a comunidade escolar que participa deste grande evento. As reuniões de pais são espaços importantes onde novas ideias começaram aparecer, entre elas a possibilidade das famílias confeccionarem composteiras domésticas em suas residências. A partir disso ocorreram reuniões para planejar, pesquisar e compartilhar os conhecimentos de como construir o equipamento. A serralheria do bairro doou madeira e o grupo encomendou Minhocas Californianas, específicas para a produção de húmus a partir de matéria orgânica. O trabalho já começou a obter resultados e agora uma equipe da escola faz visita casas para seguir acompanhando o desenvolvimento do projeto.  O adubo produzido é utilizado nas hortas das famílias e da escola para a produção de alimentos saudáveis.

Fonte: ASCOM Prefeitura de Cruz Alta

CLARO
POP ROCK 105.1
UNINTER

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface