Publicada em 05/10/2021
O Facebook divulgou nota no final da noite desta
segunda-feira informando que o apagão global
de mais de seis horas em suas redes, que incluem o Whatsapp e o
Instagram, foi uma falha interna: um defeito durante alteração em suas
configurações. A plataforma informou também que não houve um ataque hacker nem
vazamento de dados de usuários.
“Queremos esclarecer que acreditamos que a causa da queda
foi uma mudança de configuração”, afirmou a empresa.
De acordo com o Facebook, a falha ocorreu durante uma
mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, o
que gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação e fez com que outros
centros fossem afetados.
O Facebook também utilizou a nota para pedir desculpas aos
usuários pelo apagão.
“A todas as pessoas e empresas que dependem de nós,
lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”.
A empresa não especificou quem executou a alteração na
configuração e se essa mudança estava planejada.
Leia a nota do Facebook:
A todas as pessoas e empresas em todo o mundo que dependem
de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje em nossas
plataformas. Temos trabalhado o máximo que podemos para restaurar o acesso e
nossos sistemas estão funcionando novamente. A causa subjacente dessa
interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos
em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e
resolver o problema rapidamente.
Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de
configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre
nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa
interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos
data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.
Nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando
ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar
claro neste momento que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma
alteração de configuração com defeito. Também não temos evidências de que os
dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de
inatividade.
Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os
dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como
essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade em mantê-las informadas
sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e
estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que
possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente.
A nota foi assinada por Santosh Janardhan, engenheiro de
infraestrutura.
Erro interno
A Reuters informou que funcionários da plataforma que não
quiseram ser identificados disseram anteriormente que acreditavam que a
interrupção foi causada por um erro interno no modo como o tráfego da Internet
é roteado para seus sistemas.
As falhas nas ferramentas de comunicação interna e outros
recursos que dependem dessa mesma rede para funcionar agravam o erro, disseram
esse funcionários.
Fonte: globo.com