Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Reunião discute projetos para impulsionar turismo

Publicada em 04/10/2021

  • Reunião discute projetos para impulsionar turismo

O município de Cruz Alta completou neste ano os seus 200 anos de história. A preservação do patrimônio histórico e cultural, assim como o impulsionamento econômico e turístico de Cruz Alta, foram pautas de audiências no Ministério do Turismo, em Brasília e na Secretaria Estadual da Cultura, em Porto Alegre.

Na manhã da última quinta-feira, 30, a prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto esteve reunida com o Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do gabinete do Ministério do Turismo, Bob Santos, para apresentar três importantes projetos culturais e de preservação do patrimônio histórico do município.

Durante a audiência foi apresentado o projeto de Restauro do Palácio da Intendência; da Feira do Livro de Cruz Alta e o projeto Erico Volta para Casa. A prefeita aproveitou a oportunidade para conhecer os projetos disponíveis no ministério, assim como buscar o apoio para a execução dos projetos em comemoração aos 200 anos. Participaram da reunião a Assessora Parlamentar do Deputado Federal, Pedro Westphalen, Joana Hartmann; o Assessor da Presidência da Assembleia Legislativa do RS, Rafael Braga e a vereadora, Valéria de Bortoli.

Em Porto Alegre, no final da tarde, a prefeita Paula Librelotto e a coordenadora de Cultura, Shana Reis, estiveram reunidas com a Secretária Estadual da Cultura, Beatriz Araujo e com o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), Renato Savoldi, para apresentar o projeto de restauro do Palácio da Intendência, atual sede da prefeitura de Cruz Alta.

Restauro do Palácio da Intendência

Construído entre os anos de 1911 e 1914 durante a administração do Intendente Firmino de Paula Filho, o Palácio da Intendência se apresenta como um importante exemplar da Arquitetura Eclética produzida no Rio Grande do Sul no século XX. O palácio foi projetado pelo arquiteto franco-brasileiro Theodore Wiederspahn, membro da equipe de Engenharia de Rodolpho Ahrons, responsáveis por importantes projetos por todo o estado.

Sua construção seguiu os padrões arquitetônicos ecléticos, por meio de sua tipologia, aspectos de imponência e intensidade plástica. Devido a sua importância e frente à singularidade estética da edificação, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado - IPHAE em agosto de 1984, através da portaria 08/84 e inscrito no Livro Tombo sob nº 24. O município está buscando apoio e recursos para viabilizar a execução do projeto e o restauro do prédio, contemplando a restauração da cobertura, forro, esquadrias e fachadas externas.

Projeto Erico de Volta para Casa e Feira do Livro

O município também solicitou apoio para a realização da 24ª Feira do Livro de Cruz Alta e da 4ª Semana Literária, que marcará a retomada das grandes feiras no estado. Também foram apresentados o projeto “Erico de Volta para Casa”, quem tem como proposta trazer de volta para Cruz Alta, os restos mortais do escritor Erico Verissimo, ressignificando o sentimento de pertencimento à sua terra natal, assim como imortalizar a história de sucesso do escritor, impulsionando dessa forma o turismo no município.

Dentro do projeto ainda estão previstos a construção de um pórtico na entrada do município e a restauração do jazido da família Veríssimo, entre outras ações que serão desenvolvidas para alavancar o turismo, a história e a economia de Cruz Alta.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

CLARO
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface