Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Unidades de saúde têm programação especial do Outubro Rosa

Publicada em 01/10/2021

  • Unidades de saúde têm programação especial do Outubro Rosa

Os cuidados com a saúde devem ser prioridade ao longo de todo o ano, mas é no Outubro Rosa que se reforçam os alertas para o câncer de mama. A fim de incentivar as mulheres a realizarem os exames necessários e tirar dúvidas sobre a doença, o Centro de Saúde da Mulher e da Criança, juntamente com as Estratégias de Saúde da Família, promovem durante todo este mês, atividades em alusão a campanha. A abertura oficial para os profissionais da saúde, ocorreu na manhã desta sexta-feira, 1º, no CSMC, e contou com a participação da Secretaria de Saúde, Daura Costa Beber Westphalen.

“A Secretaria de Saúde realiza a abertura da campanha do outubro Rosa no dia de hoje para que sejam feitas ações de conscientização em rede, envolvendo a Atenção Primária em Saúde e a Atenção Especializada . Para todas as mulheres, desafio a perguntarem-se: Eu cuido da minha saúde todos os dias? Abrace este cuidado”, comenta a Secretária.

De acordo com a Coordenadora do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, Denise Santos Cunha, o foco da campanha no município é priorizar a prevenção e o diagnóstico precoce. Denise explica que cada unidade de saúde está realizando suas próprias atividades relacionadas ao Outubro Rosa. “Desejamos promover a conscientização sobre a doença, proporcionar o compartilhamento de informações, maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade”.

A Coordenadora salienta que diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. Outros fatores são obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes, e primeira menstruação (menarca) antes dos 12 anos. Além disso, ter feito uso de contraceptivos orais (pílula anticoncepcional) por tempo prolongado, dentre outros, também são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Mas vale lembrar que o câncer de mama quando detectado em fases iniciais possibilita um tratamento precoce, aumentando as chances de cura. “Todas as mulheres, independente da idade, devem ser estimuladas a conhecerem o seu corpo para saber o que não é normal em suas mamas. Por isso, o autoexame é fundamental”.

SOBRE O MOVIMENTO

O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O que é câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início. O câncer de mama, no Brasil é o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres. Estima-se que em 2021 sujam 66.280 casos novos da doença.

“Desta forma, o Outubro Rosa tem como principal objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença”, finaliza Denise.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Criação de Lojas Virtuais
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface