Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Município realiza mais uma reunião do comitê de combate a dengue

Publicada em 17/10/2019

  • Município realiza mais uma reunião do comitê de combate a dengue

         Nesta quarta-feira (16) foi realizada mais uma reunião do Comitê de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a participação de secretarias de diferentes setores e entidades da sociedade civil, com o objetivo de avaliar e discutir O Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti.

         O objetivo geral do Plano é propor ações que visem diminuir as áreas de infestação pelo vetor Aedes aegypti, limitando a dispersão, através de medidas de vigilância em Saúde, intersetoriais e de mobilização social garantindo assim que se reduza o número de casos suspeitos e confirmados para Dengue, Zika, Chikungunya e Febre amarela.

         A questão principal da reunião é saber como cada setor municipal pode colaborar, pois somente a Vigilância em Saúde não supre a necessidade do município para evitar a proliferação do mosquito.

         Fabio Branco, que é Biólogo da Secretaria Estadual da Saúde - 9ª CRS fala a respeito do comprometimento dos cidadãos: “temos que continuar alertando a população que é a real responsável, somente o poder público não dá conta da responsabilidade e manter a ordem no pátio dos moradores, pois essa conscientização também deve ser individual”.

                  O Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde José Carlos Martins da Silva, ressalta: “desde maio deste ano vimos a necessidade de reativar o Comitê de Enfrentamento ao Aedes aegypti, e as ações que foram e estão sendo realizadas não podem parar, até porque nosso município não contém estrutura se caso houvesse um possível surto, seria difícil de comportar, mas se cada um fizer a sua parte, podemos combater o mosquito e evitar que no próximo ano esses casos se repitam”.

         “A Coordenadoria de educação tem um papel importante na prevenção dessas doenças e no controle do mosquito. As escolas já estão desenvolvendo atividades em todas as esferas de prevenção e controle, mas o momento é de intensificar as atividades, chamar os diretores das escolas, e também envolver os pais e demais seguimentos, reforçar as atividades nas escolas com a comunidade, na limpeza do pátio, em torno e dentro da escola” salienta Cléia Rosani Baiotto Assessoria Pedagógica da 9° CRE.

 

Escolas municipais estão na luta contra o mosquito da dengue

Toda a rede municipal de ensino está envolvida no combate ao Aedes aegypti, o mosquito da dengue. As escolas estão desenvolvendo atividades visando a prevenção, para que os alunos cheguem em casa e coloquem em prática as orientações para acabar com os criadouros de larvas. As ações envolvem o estudo da doença e da reprodução do mosquito, quais são os principais locais onde se desenvolvem, além de atividades lúdicas.

O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, voltada a crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino, e que atualmente está tratando de orientar os alunos sobre a prevenção da proliferação do mosquito.

Fonte: Ascom Prefeitura de Cruz Alta

Confira outras imagens

  • Município realiza mais uma reunião do comitê de combate a dengue
Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface