Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Teste de HIV/aids pode ser feito nas ESFs mediante agendamento

Publicada em 24/09/2021

  • Teste de HIV/aids pode ser feito nas ESFs mediante agendamento

Ofertado em todas as Estratégias de Saúde da Família do município, para fazer o teste de HIV/Aids, é necessário fazer o agendamento. Segundo Ângela Garlet, Enfermeira Coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado, o teste também pode ser feito nas terças e quintas-feiras, junto ao SAE, onde a equipe de profissionais trabalha com demanda espontêna, ou seja, a pessoa comparece em um destes dias e já faz a coleta, sem a necessidade de agendamento prévio. "Mesmo com a pandemia de coronavírus, a procura pelo teste se manteve boa. Aproximadamente vinte pessoas procuram o SAE em cada turno em que ele é ofertado".

Ângela explica que para as gestantes, é obrigatório o teste rápido nos 1º, 2º e 3º trimestres da gestação e ainda no momento do parto. Através dele é possível detectar, por exemplo, HIV, sífilis, hepatite B e C. Nas estratégias de saúde da família, o resultado é liberado no mesmo momento, já que se trata de teste rápido. No SAE, leva em média sete dias para o resultado ficar pronto.

Apesar de ainda não ter cura, a Coordenadora reforça que o HIV tem tratamento que pode prolongar a expectativa de vida do paciente infectado, compreendendo em uma terapia antirretroviral, que antigamente chamava-se de coquetel, já que o paciente tomava vários comprimidos. Hoje, com o advento da medicina e atualização das medicações, esse medicamento se resume a um ou dois comprimidos. " O exame é gratuito, sigiloso e confiável. Eventuais diagnósticos positivos serão direcionados para serviços de referência da rede pública de saúde para que o paciente possa dar início ao tratamento”.

Dados do SAE, revelam que em 2021, até agora, foram registrados 28 casos novos de HIV, número menor que no ano passado quando no mesmo período foram 35 casos. “É essencial que, as pessoas, mesmo neste período de pandemia, continuem procurando o teste rápido para a identificação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Aquele que tem o vírus e não sabe, pode transmitir involuntariamente. Por isso, é fundamental que todos com vida sexual ativa busquem fazer periodicamente o exame”.

Ângela lembra que a prevenção é a melhor forma de proteção das ISTs. O uso da camisinha é um hábito que precisa ser constante, durante todo o ano. No município, a distribuição de preservativos é feita no SAE e nas ESFs.

O SAE atende de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. Para mais informações, as pessoas podem contatar através do telefone 3322 0153, ou com a unidade de saúde mais próxima de sua residência.


Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

POP ROCK 105.1
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface