Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Rematrículas para Educação Infantil iniciam segunda-feira, dia 21

Publicada em 17/10/2019

  • Rematrículas para Educação Infantil iniciam segunda-feira, dia 21

As crianças de 0 a 5 anos, pertencentes às escolas de Educação Infantil do Município de Cruz Alta, devem ser rematriculadas até o dia 08 de novembro. Os pais devem se dirigir até a instituição onde seu filho está matriculado e atualizar os dados da família para a renovação da vaga. Para as novas matrículas, o período de inscrições será de 11 a 29 de novembro. Crianças de até 3 anos, 11 meses e 29 dias de idade, serão distribuídas em turma de maternal e berçário, já as crianças de 4 e 5 anos de idade completos até 31 de março entrarão nas turmas de pré-escola.

Graciela Salgado, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, ressalta a importância da participação da família no processo da matrícula e rematrícula. “Desde 2017 a SME adotou o edital público de matrículas na Educação Infantil para organizar as vagas. É muito importante que os pais participem desse processo e estejam atentos às datas para qualificar a relação entre a escola e família. Além disso, esse é um meio da comunidade fiscalizar o serviço público, pois essa é uma forma democrática e transparente de participação. A Secretaria Municipal de Educação também se coloca à disposição das famílias e das comunidades para esclarecer qualquer dúvida ou prestar o auxílio necessário neste processo”, ressalta Graciela.

As crianças de 4 e 5 anos devem estar obrigatoriamente na escola. Essa determinação faz parte do Plano Nacional de Educação (PNE), que além disso, propõe que até 2024, pelo menos 50% das crianças de até 3 anos estejam atendidas pela educação infantil. Para as crianças de 0 a 3 anos, conforme a disponibilidade da escola, pode haver sorteio de vagas. Se a procura por novas matrículas for superior ao número de vagas, a lista de inscrição passará por um sorteio e os alunos que não forem sorteados poderão ficar na lista de espera ou buscar vaga em outra instituição.

Essas novas inscrições serão sorteadas no dia 2 de dezembro, a partir das 18h30min, de forma transparente e democrática, para que haja uma distribuição justa de vagas. As crianças que já estão em listas de espera (2019) também devem ser inscritas e participar da seleção, haja vista que a lista de suplência não garante a vaga da criança para o ano seguinte (2020). As crianças de berçário e maternal que forem rematriculadas não participam deste procedimento, ele é destinado apenas para as novas matrículas. Depois disso, tanto para os novos alunos de creches quanto para os novos alunos de pré-escola, o período para as matrículas será de 03 a 10 de dezembro.

Fonte: Ascom Prefeitura de Cruz Alta

CLARO
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface