Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Dom Adelar Baruffi é nomeado Arcebispo de Cascavel

Publicada em 22/09/2021

  • Dom Adelar Baruffi é nomeado Arcebispo de Cascavel

Depois de seis anos e meio de bispado em Cruz Alta, Dom Adelar Baruffi foi nomeado, nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, pelo Papa Francisco como Arcebispo da Arquidiocese de Cascavel, no Paraná. Ele deverá tomar posse no dia 31 de outubro, às 10h, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, de Cascavel.

Com a nomeação de Dom Adelar para a Arquidiocese de Cascavel, a Diocese de Cruz Alta permanece vacante até a nomeação de um novo bispo.

Dom Adelar foi ordenado Bispo em 07 de março de 2015 e assumiu a Diocese de Cruz Alta no dia 15 daquele mesmo mês e ano.

Confira a carta com a mensagem de Dom Adelar:

De Cruz Alta a Cascavel

Numa manhã, deste mês de setembro, nosso Núncio Apostólico de Brasília, me ligou para me dizer que o Santo Padre me escolheu para eu ser o novo Arcebispo de Cascavel. Ele começou me falando de uma “cruz maior” que a de Cruz Alta. Eles estão sem o arcebispo desde o dia 11 de março, quando uma doença levou Dom Mauro Aparecido dos Santos, aos 67 anos. Foi morto pelo covid 19.

Estimado povo de Deus, padres, diáconos, vida religiosa, seminaristas, povo das paróquias e da Cúria, e a imensidão de pessoas que sempre fazem o bem. Foram seis anos e meio. Uma grande caminhada foi realizada aqui em Cruz Alta e em todas as paróquias que compõe esta porção do povo de Deus. De fato, eu amei esta Diocese. Parto com o coração aberto, alegre por todo trabalho feito. Muitas são as atividades realizadas. Deixo um grande caminho a ser feito, sobretudo o caminho dos cinco por cento dos valores do dízimo das paróquias e da diocese, para os mais pobres.

Quantos fazem o bem, com as pessoas. Estão nas comunidades e paróquias. Com certeza, o melhor que fiz, neste pouco tempo, foi a visita às paróquias, todas as comunidades. Já tinha realizado um planejamento para os dois anos que estão findando, da covid 19, para retomar a visita nas comunidades. Eu gostaria muito de estar com vocês, de dar a mão para me despedir, mas isto não é possível.

Mas, e você não podia dizer “não”? Sim, eu podia. Mas isto nunca fez bem a mim. Desde o dia da minha ordenação de padre, sempre fiz o propósito de dizer “sim” àquilo que a Igreja me pede. Isto porque eu sei “em quem” e “onde” está a minha vida. Então, porque temer? “Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minha alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água” (Sl 62).

Quando aqui cheguei, Dom Hélio Adelar Rubert me falou, em outras palavras: “Vai em frente, Dom Adelar, Cruz Alta é tua”. No dia 15 de março de 2015, “afirmei três convicções metodológicas, que trazia comigo na minha experiência presbiteral: a convicção de que estamos no caminho em que outros trilharam e se doaram, desejando ter uma atitude de muita gratidão e respeito pela história da Diocese; o desejo de estar próximo de todas as realidades presentes na Diocese; e a certeza que a evangelização é uma obra coletiva, na comunhão diocesana, com os leigos, religiosos padres e bispo” (Adultos na fé. Carta Pastoral, p. 7).

Neste dia 22 de setembro é minha nomeação como Arcebispo de Cascavel. Aqui deixo tudo o que fiz e o que conquistei. Eu ficarei como Administrador Diocesano, até a minha tomada de posse em Cascavel. Fiquem bem, fiquem com Deus. Venham me visitar, logo aí em Cascavel, no sudoeste do Paraná. Que a Virgem de Fátima vos acompanhe sempre com sua intercessão.


Dom Adelar Baruffi


Bispo Diocesano de Cruz Alta


Fonte: Diocese de Cruz Alta

Rádio Cruz Alta
CLARO
UNINTER

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface