Publicada em 13/09/2021
Neste domingo, 12, Cruz Alta deu início às festividades e a abertura da Semana Farroupilha que se prolonga até o dia 20 de setembro.
A programação iniciou pela manhã, às 6h, com o deslocamento da chama que estava na sede do Piquete Tauras do Rio Grande até o Monumento à Cruz, em Benjamin Nott.
Na sequência, às 08h30min, iniciou o cerimonial com a presença de autoridades da 9ª Região Tradicionalista.
Durante a solenidade especial foi distribuída uma centelha para cada representante dos 22 municípios que fazem parte da 9ª RT, que virão buscá-la e foram entregues “mimos” relativos aos 200 anos de Cruz Alta.
As 14h, grupos dos piquetes e CTGs começaram o deslocamento enfrentando o calor da tarde do domingo, trazendo a chama de Benjamin Nott para a cidade.
Após, às 16h, na frente do prédio da prefeitura teve um cerimonial com a participação de onze entidades que receberam uma centelha da chama, estando aberta, assim, a Semana Farroupilha.
No dia 20 de setembro, um desfile itinerante vai percorrer as ruas da cidade, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19.
A ideia é que o desfile mantenha a essência dos desfiles tradicionais, inclusive prestando homenagem à heroína Anita Garibaldi que, em 30 de agosto, completou o seu bicentenário. Desta forma, os Festejos Farroupilha de 2021 terão como tema "Os Caminhos de Anita".
Em entrevista ao jornalismo da Rádio Cruz Alta, a Coordenadora Municipal de Cultura, Shana Reis “Estamos muito felizes de estar distribuindo a chama que foi gerada em Cruz Alta, no Palácio da Intendência, para as entidades e iniciando oficialmente há nossa semana farroupilha. Sabemos que, ultimamente, vivemos momentos muito difíceis então para nós é uma emoção imensa poder trazer para cruz alta um movimento tão bonito, para não deixar morrer o nosso tradicionalismo.”
“Estamos em um trabalho para resgatar a história, a cultura e as nossas tradições. Notamos o orgulho dos gaúchos de pertencer a esta cidade, tão bonita e tão rica.”. Destacou o Prefeito em Exercício, Luciano Ardenghi.
O historiador e escritor, Rossano Cavalari, ressalta a coincidência de estarmos comemorando os 200 anos de Cruz Alta e também os 200 anos de Anita Garibaldi, com o tema da semana farroupilha “Os Caminhos de Anita”.
E relembra da vinda de Anita em 1841 para Cruz Alta “Anita esteve aqui em Cruz Alta junto com seu companheiro, Giuseppe Garibaldi, e trazendo no braço, como a letra diz “um filho no braço e no outro um fuzil”. O filho era o Menotti Garibaldi, que recém tinha nascido no litoral de Mostardas. Caçapava havia sido tomada pelos imperiais e eles estavam transferindo a capital para a fronteira, em Alegrete, e nessas passagens se estabeleceram em Cruz Alta no mês de janeiro de 1841, fazendo da nossa cidade a capital provisória por 15 dias. E nessas duas semanas, a cidade recebeu o Alto Comando Farrapo, entre eles David Canabarro, Bento Gonçalves e Domingos José de Almeida.”
Durante esta semana haverá algumas apresentações artísticas em frente a Prefeitura Municipal e dia 20 tem o Desfile Farroupilha Itinerante.
Fotos: Amauri Rodrigues
Fonte: Jornalismo Grupo Pilau